Hoje é dia de comemorar o aniversário de 92 anos de um dos grandes treinadores da história do São Paulo e do futebol brasileiro, Rubens Minelli.
Tricampeão brasileiro consecutivo (2 vezes pelo Internacional em 1975 e 1976), conquistou o título de 1977 pelo Tricolor em uma batalha épica contra o favorito Atlético-MG fora de casa, nos pênaltis.
Um curiosidade dessa disputa, foi a tática psicológica de mandar Serginho Chulapa, suspenso, viajar para Belo Horizonte e aparecer no vestiário como se estivesse apto a jogar, desestabilizando o time rival.
Atuação como Dirigente
Entre 1998 e 1999, Minelli ocupou o cargo de coordenador do departamento de futebol no São Paulo, na época em que Paulo Cesar Carpegiani era o treinador.
Treinador renomado, Minelli foi o primeiro a adotar os conceitos do lendário time da Holanda de 1974 no Brasil e mudou as dinâmicas de treinamentos táticos e físicos no país.
“O Minelli foi o treinador que começou a mudar a parte tática e física do futebol, o esquema de treinos. Foi o melhor que eu vi no trabalho.”
— Muricy Ramalho
Rubens Minelli merece todos os reconhecimentos e elogios por ajudar a revolucionar o futebol brasileiro, mas especialmente para nós, são-paulinos, ser o responsável pela conquista de nosso primeiro Brasileirão.
Felicidades e muita saúde!