Possível eliminação precoce no Paulista pode tirar São Paulo da Copa do Brasil 2024

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

A CBF alterou os critérios de distribuição das vagas para a próxima edição da Copa do Brasil em 2024 e caso o São Paulo seja eliminado precocemente nas quartas de final do Paulista para o Água Santa, o time corre o risco de ficar sem a vaga direta para o torneio.

O Estado de São Paulo tem direito a 5 vagas diretas na Copa do Brasil 2024 e estas serão distribuídas da seguinte forma: duas vagas para o campeão e vice e as outras três para os melhores colocados da classificação geral, que conta a pontuação da fase de grupos e do mata-mata.

Neste momento o São Paulo tem a terceira melhor campanha da fase de grupos, mas dependendo dos resultados da última rodada em um cenário negativo, pode terminar na quinta posição. Caso o Tricolor Paulista seja eliminado nas quartas de final para o Água Santa, corre um grande risco de perder a vaga direta para a competição nacional da próxima temporada.

Quem não conseguir a vaga direta, ainda tem mais duas chances: classificar-se para a próxima Libertadores e assim ganhar uma vaga automática da CBF, ou ser campeão da Copa Paulista, que ocorre no segundo semestre e normalmente é disputada pelos times do interior. Ainda existe uma última chance, que seria herdar as vagas do Paulista caso os rivais se classifiquem para a Libertadores via Brasileirão (ou Copa do Brasil) ou caso o Palmeiras seja campeão da Libertadores 2023 (fato que nenhum são-paulino espera…)

São Paulo e Água Santa farão uma das quartas de final do Paulistão 2023, ainda sem local definido, já que o Água Santa ainda tem chances de roubar a liderança do grupo. Para o São Paulo, as próximas duas partidas valem ouro, ou no caso muito dinheiro e por isso é importantíssimo que o time encare os jogos contra Botafogo-SP e Água Santa como duas pequenas finais, já que valem parte do planejamento para 2024.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia