Após 90 minutos muito disputados e sem gols, o São Paulo se sagrou campeão da Supercopa Rei 2024 nos pênaltis, após vencer o Plameiras por 4 a 2, com show do goleiro Rafael, que defendeu duas cobranças do Palmeiras!
Primeiro Tempo disputado
Com o desfalque de Lucas Moura, com dores na coxa esquerda, o técnico Thiago Carpini escolheu Nikão para substituí-lo e escalou o São Paulo da seguinte maneira: Rafael; Rafinha, Diego Costa, Arboleda e Welington; Pablo Maia e Alisson; Wellington Rato, Luciano e Nikão; Calleri.
O jogo começou muito disputado, sem grandes chances de gol para ambas as equipes até os 20 minutos. O que faltou de emoção, tivemos de cartões amarelos: Luciano foi amarelado pelo Tricolor logo aos 2 minutos, enquanto que Raphael Veiga e Zé Rafael foram amarelados pelo Palmeiras.
A primeira grande chance do São Paulo aconteceu aos 24 minutos, quando Nikão chutou de fora da área e obrigou o goleiro Weverton a fazer uma grande defesa e jogar a bola para escanteio. Aos 32 minutos, o argentino Flaco López também levou amarelo, após acertar Alisson no rosto.
Apesar dos 5 minutos de acréscimos no primeiro tempo, não tivemos mais grandes chances para os dois times. O Tricolor teve a maior posse de bola do primeiro tempo, vencendo por 59% a 41% e com todos os escanteios da partida (4 contra 0).
Segundo Tempo sem gols
Thiago Carpini terminou o primeiro tempo com seis jogadores reservas no aquecimento: Ferreirinha, Michel Araújo, Bobadilla, Galoppo, Luiz Gustavo e João Moreira e o uruguaio Michel Araújo foi o escolhido para substituir Nikão na volta para o segundo tempo. Com menos de 15 minutos, João Moreira substituiu Rafinha, que saiu com muitas dores, logo em seu segundo jogo na temporada.
Aos 24 minutos, sem melhora no time, o técnico Thiago Carpini chamou Galoppo e Erick, substituindo Luciano e Welington, respectivamente. O lateral Welington era até então o único jogador do São Paulo a atuar todos os minutos da temporada. Com a sua saída, Michel Araújo foi improvisado na lateral.
Aos 31 minutos, João Moreira salvou um gol certo do Palmeiras, após chute de Mayke e que já tinha passado pelo goleiro Rafael. No minuto seguinte, o goleiro Weverton saiu jogando errado e Calleri perdeu uma grande oportunidade.
Com 36 minutos, logo após Galoppo quaser marcar de falta, Wellington Rato deixou o jogo muito cansado e Ferreirinha entrou com a esperança de dar gás novo para o ataque do São Paulo.
Os últimos 10 minutos da partida (mais os 6 minutos de acréscimos) tiveram um único lance real de perigo, após grande chute do palmeirense Aníbal Moreno. Abel Ferreira fez suas cinco substituições e não utilizou Caio Paulista, evitando assim o primeiro encontro do ex-jogador do São Paulo com seus ex-companheiros. Fim de jogo sem alterações no placar e o campeão da Supercopa Rei 2024 seria conhecido nas penalidades máximas.
Pênaltis assim como em 1977!
Nos pênaltis, o Tricolor Paulista venceu por 4 a 2! Calleri começou batendo e marcou pelo Tricolor, sem chances para Weverton. Veiga empatou para o Palmeiras, com Rafael chegando na bola. Na sequência, Galoppo bateu muito bem e colocou o São Paulo novamente na frente. Gabriel Menino empatou para o Palmeiras batendo no meio do gol. O terceiro pênalti do São Paulo esteve nos pés de Pablo Maia, que tirou Weverton completamente e marcou o terceiro do São Paulo. Rafael defendeu a cobrança de Murilo e na sequência Michel Araújo marcou o quarto do Tricolor! Na última cobrança do Palmeiras, brilhou novamente a estrela do goleiro Rafael, assim como Waldir Peres em 1977, e o goleiro Tricolor defendeu a cobrança de Piquerez, fazendo assim o São Paulo se tornar o campeão da Supercopa Rei 2024!
Próximo jogo
O São Paulo volta a campo já nesta quarta-feira (07), em duelo contra o Água Santa pelo Campeonato Paulista. A partida acontecerá no Morumbis, às 21h35. Será a primeira vez que o técnico Thiago Carpini enfrentará seu ex-clube.
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.