São Paulo goleia o Goiás fora de casa na última rodada do Brasileirão 2022

Foto: Reprodução / Premiere

A temporada 2022 está finalmente encerrada para o São Paulo. O Tricolor se despediu do Campeonato Brasileiro com uma vitória fora de casa, no Estádio da Serrinha, sobre o Goiás por 4 a 0.

Galoppo fez o primeiro gol da partida, válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022, Luciano, Marcos Guilherme e Juan deram números finais no segundo tempo. Apesar dos três pontos e de ter feito a sua parte, o objetivo de chegar ao G8 e garantir a classificação para a Libertadores 2023 não foi alcançado. 

Isso porque o São Paulo dependia de uma série de resultados dos adversários, o que acabou não acontecendo. 

PRIMEIRO TEMPO

Os primeiros dez minutos mostraram muito equilíbrio. O Tricolor Paulista teve mais posse de bola, mas logo os donos da casa equilibraram a partida. Ferraresi, de cabeça, exigiu boa defesa de Tadeu, após cobrança de escanteio. 

Logo em seguida, Rodrigo Nestor chutou da intermediária, por cima do gol. 

Aos 20 minutos, Galoppo abriu o placar. Ele aproveitou bom cruzamento da ponta direita de Igor Gomes e, na marca do pênalti, testou no cantinho do goleiro adversário, que não conseguiu defender. Boa movimentação do reforço argentino, que fez o seu primeiro gol com o manto tricolor. Foram precisos 21 partidas para Galoppo balançar as redes. 

Depois do gol, o Tricolor trabalhava bem a bola e explorava o lado esquerdo do ataque, principalmente com as subidas de Wellington. Na altura, todos os resultados das outras partidas favoreciam o São Paulo, com exceção do jogo do Botafogo, que empatava (precisava perder para que o Tricolor chegasse ao G8).

Após a pausa para hidratação, Felipe Alves fez uma defesaça, em chute cruzado de Vinícius, que cortou Ferraresi e mandou no canto esquerdo do arqueiro são-paulino. Já nos acréscimos, Luciano perdeu um gol cara-a-cara, após boa trama tricolor, que terminou num belo passe de Nestor para o camisa 11 do São Paulo

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa começou com uma excelente notícia, vinda de outro jogo. O Athletico abriu o placar contra o Botafogo, retirando o clube carioca da classificação para a Libertadores 2023. Naquele momento, com cerca de dez minutos do segundo tempo, o São Paulo estava classificado para a competição internacional que ama disputar.

Na linha da pequena área, aos 15 minutos, Galoppo perdeu boa chance de marcar o segundo, após esticar a perna para tentar escorar uma cobrança de falta de Rodrigo Nestor. Enquanto isso, o Athletico ampliava sobre o Botafogo, com Vitor Roque.

Mas se por 14 minutos o São Paulo estava na Libertadores, um gol de Galhardo fez com que o Fortaleza roubasse o lugar do Tricolor no G8. Rogério Ceni não se fez de rogado e substituiu Galoppo por Marcos Guilherme e Rodrigo Nestor por Talles.

Aos 25 minutos, Luciano ampliou, após boa assistência de Calleri, o camisa 11 dessa vez acertou um chute cruzado, sem chances para Tadeu. Vitória encaminhada no Estádio da Serrinha e torcida para que os outros resultados voltassem a favorecer o Tricolor.

Aos 32, Marcos Guilherme fez uma jogada confusa pela ponta esquerda e perdeu a chance de finalizar, mas teve outra oportunidade e fuzilou no cantinho direito do goleiro do Goiás. Era o 3 a 0 fora de casa.

Mas o Fortaleza meteu água no chope Tricolor e Moisés fez 2 a 0 sobre o Botafogo, quase assegurando a posição no G8. Por fim, Ceni ainda fez 3 alterações nos minutos finais: Wellington, Luciano e Calleri foram rendidos respectivamente por Reinaldo, que fez a sua despedida do Tricolor, Juan e Nahuel Bustos.

Quase no finzinho, Talles Costa deu a sua segunda assistência, agora para Juan, que frente a frente com Tadeu só deslocou o goleiro adversário para balançar as redes.

Com a vitória, o São Paulo encerra a sua participação no Campeonato Brasileiro de 2022 com a 9ª colocação, posto que garante vaga na próxima Copa Sul-Americana 2023. Ao todo, foram 54 pontos, com 13 vitórias, 15 empates, 10 derrotas, 55 gols a favor e 42 contra.

FICHA TÉCNICA

GOIÁS 0 x 4 SÃO PAULO

Local: Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)
Data: 13/11/2022 (domingo)
Horário: 16h 

SPFC: Felipe Alves; Rafinha, Ferraresi, Léo e Welington (Reinaldo, 34/2); Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Talles, 23/2), Igor Gomes e Galoppo (Marcos Guilherme, 23/2); Luciano (Juan, 34/2) e Calleri (Bustos, 34/2). Téc: Rogério Ceni.

Gols: Galoppo, 19/1; Luciano, 25/2; Marcos Guilherme, 31/2; Juan, 45/2

GOI: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Reynaldo e Hugo (Danilo Barcelos, 27/2); Auremir (Renato Junior, 19/2), Matheus Sales (Henrique Lordelo, 27/2), Marquinhos Gabriel (Nathan, 42/2) e Diego (Douglas Silva, Intervalo); Vinícius e Nicolas. Téc: Jair Ventura. 

Cartões amarelos: Maguinho, 39/1; Auremir, 18/2; 

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
Quarto Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Analista de Campo: Julio Cesar Mota Fernandes (GO)
Árbitro de Vídeo: Wagner Reway (PB)
AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
Observador de VAR: Marcos André Gomes da Penha (ES)

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia