Há 30 anos, São Paulo vencia o Botafogo e conquistava a Recopa Sul-Americana

Foto: São Paulo FC

Em 1994, o São Paulo conquistava o seu bicampeonato da Recopa Sul-Americana, contra o Botafogo. O jogo foi disputado na cidade de Kobe, no Japão, devido a um contrato que havia entre a Confederação Sul-Americana de Futebol e a empresa aérea Japan Air Lines, que fez todo o transporte de ida e volta das duas equipes.

Essa foi apenas a sexta edição da competição. Apesar de ter vencido a Libertadores e a Supercopa em 1993, o São Paulo precisou jogar a competição mesmo assim. O Botafogo foi convidado para participar por ter vencido a Copa Conmebol. O jogo terminou em 3×1 para o Tricolor, com gols marcados por Leonardo, Guilherme e Euller. Roberto Cavalo fez o gol de honra do Botafogo.

Como foi a partida

O Botafogo mudou seu esquema tradicional na época e jogou com um 4-5-1, em uma tentativa de parar o forte esquema ofensivo do São Paulo. Mas tanto não deu certo que o primeiro gol saiu logo aos 12 minutos, quando Leonardo estufou as redes após rebote do goleiro Wagner.

O São Paulo se manteve melhor e conseguiu dominar o jogo com muitas trocas de passes e chegadas ao ataque, mas sem conseguir ampliar o placar na primeira etapa.

Já no segundo tempo o Botafogo melhorou e veio pra cima, obrigando o goleiro Zetti a fazer boas defesas. O empate do time carioca aos 24 minutos, Túlio foi derrubado na área e Roberto Cavalo fez o gol de empate.

O treinador Telê Santana pediu e o time do São Paulo foi pra cima em busca da vitória, e conseguiu. Aos 28 minutos, Juninho cobrou escanteio de forma perfeita para Guilherme, que livre dentro da pequena área fez o segundo, 2×1 para o tricolor, que ainda marcou o terceiro aos 41 minutos, quando Euller marcou e deu números finais ao jogo.

O time do São Paulo entrou em campo com a seguinte formação: Zetti; Vítor, Válber, Júnior Baiano e André; Doriva, Cafu (Axel), Palhinha (Juninho) e Leonardo; Euller e Guilherme. No comando estava o grande mestre Telê Santana.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia
Comente!