Tweet da FIFA anima rivais, mas logo caem na real

Um post na conta oficial do Twitter da FIFA deixou alguns torcedores corintianos extremamente emocionados e ouriçados na manhã desta quinta-feira.

https://twitter.com/FIFAcom/status/1065590359013625856
Tweet da conta oficial da FIFA

O texto menciona o único clube fora da Europa a vencer o Mundial de clubes mais de uma vez e que seria o time da Zona Leste de São Paulo.

Logo, inúmeros torcedores deste clube, inundaram a internet para mencionar que os times que venceram a Copa Intercontinental, não seriam mais reconhecidos pela FIFA.

Uma mentida contada mil vezes, pode virar verdade?

Não que isso importe em algo, mas temos aqui um compromisso com a verdade e não gostamos de deixar uma mentira ser repetida tantas e tantas vezes para se tornar verdade, por pessoas mal intencionadas.

O que algumas pessoas – talvez por preguiça ou má intenção mesmo – ocultam é que a FIFA, em conselho realizado no mês de outubro de 2017, publicou algumas medidas sobre a Copa do Mundo e sua declaração final sobre o Mundial de Clubes.

Entre várias medidas, a FIFA oficializou seu reconhecimento sobre os clubes vencedores da Copa Intercontinental – disputada entre 1960 e 2004 – como clubes campeões do mundo.

O que a FIFA diz, de fato, em seu site?

A FIFA já havia publicado em alguns documentos anteriores e em seu site, o reconhecimento deste torneio, que não havia sido organizado pela entidade, mas era mencionado como antecessor do torneio atual, gerido pela entidade desde 2005.

De acordo com a informação publicada em seu site oficial, a FIFA presta reconhecimento de todos os times Europeus e Sul-americanos que venceram a Copa Intercontinental – disputada entre 1960 e2004 – como clubes campeões do mundo:

“Recognition of all European and South American teams that won the Intercontinental Cup – played between 1960 and 2004 – as club world champions.”

Para citar dois exemplos sobre o reconhecimento da entidade, a mesma não homologa os 7 títulos mundiais do Brasil no Futsal, simplesmente por não ter organizado as duas primeiras edições do torneio.

Da mesma forma, a FIFA reconhece as duas primeiras edições da Copa das Confederações, não organizadas pela entidade. Talvez pelo fato de terem sido organizadas pela federação de futebol da Arábia Saudita, muito próxima da entidade, por questões de patrocínio e negócios.

O fato é: quem viveu esses títulos não precisa de reconhecimento da FIFA, pois o mundo todo reconhece a Copa Intercontinental como o verdadeiro mundial de clubes, inclusive os clubes europeus, que desejam o retorno do antigo formato de disputa.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais