Entenda por que Igor Gomes, que retornou de suspensão, está fora após apenas um amarelo tomado

Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net

Igor Gomes levou dois amarelos no jogo contra o Ceará, no empate por 2×2, no Morumbi, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. O derradeiro, por uma chegada mais dura no atacante Mendonza, o que resultou em sua expulsão da partida. Apesar de não haver qualquer relato do árbitro com relação a algum comportamento inapropriado do meia, ele acabou sendo enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva – o que pode afastá-lo de até 6 jogos do Tricolor.

Suspenso pelo cartão vermelho que levou, Igor ficou de fora da partida contra o Avaí, no estádio da Ressacada. O seu retorno, então, deu-se no jogo de ontem, no Alto da Glória, contra o Coritiba. E, durante a disputa, Igor Gomes levou mais um cartão amarelo – com isso, restando suspenso do confronto que o time do Morumbi terá contra o América-MG, na próxima rodada do Brasileirão.

Essa situação levou à dúvida alguns torcedores, que não entenderam por que Igor, que acabou de retornar de suspensão, mais uma vez está afastado tendo levado apenas o cartão amarelo da partida. Mas a explicação é mais simples do que aparenta.

Antes da partida contra o time nordestino, Igor já havia levado dois outros amarelos – contra o Cuiabá e também contra o Fortaleza. É que, de acordo com o artigo 47 do Regulamento Geral de Competições da CBF, mais precisamente em seu inciso III, quando um atleta recebe dois amarelos e, consequentemente, um vermelho, esses cartões são desconsiderados para o cômputo do terceiro que o suspende. Por essa razão, o terceiro amarelo de Igor foi justamente no jogo contra o Coritiba.

“III – quando um atleta ou membro de comissão técnica receber 1 (um) cartão amarelo e, posteriormente, receber 1 (um) segundo cartão amarelo, com a exibição consequente do cartão vermelho, tais cartões amarelos não serão considerados para o cômputo da série de 3 (três) cartões amarelos que geram o impedimento automático“.

Assim, para o cômputo dos amarelos de Igor Gomes, a situação foi a seguinte, em ordem cronológica:

  • Fortaleza 1×1 São Paulo – Igor levou o primeiro amarelo;
  • São Paulo 2×1 Cuiabá – Igor levou o segundo amarelo;
  • São Paulo 2×2 Ceará – Igor levou dois amarelos e, por isso, o vermelho. Tais cartões são desconsiderados para o cômputo da suspensão. E ele não disputou a próxima partida pelo vermelho que levou;
  • Coritiba 1×1 São Paulo – Igor levou o terceiro amarelo da sequência e, por isso, não enfrenta o América-MG.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia