Veja os destaques positivos do São Paulo em 2022

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

O São Paulo encerrou a temporada de 2022 sem nenhum título, mas nem tudo é terra arrasada. Sim, torcedor, as derrotas na final do Paulista e da Sul-Americana ainda doem. Mas é possível encontrar destaques positivos, almejando melhorias para 2023.

Abaixo, uma lista breve que ajuda a dar esperança a próxima temporada. Contudo, vale lembrar que o elenco ainda precisa de reforços e que alguns jogadores também precisam melhorar de rendimento.

Ataque mais goleador em 10 anos

Em primeiro lugar, temos de reconhecer que este ataque não deixou a desejar em 2022. Há uma década que o São Paulo não marcava mais de cem gols. Além disso, para quem sofreu com Pablo durante 4 anos seguidos, ver a bola balançando a rede trouxe muita alegria.

Entrosamento de Luciano e Calleri

Se no início os dois se estranharam até para cobrar pênalti, agora ambos parecem ter acertado os ponteiros. Juntos, formaram a dupla de ataque mais goleadora desde Lucas Moura e Luís Fabiano em 2012. Porém, ao contrário daquela temporada, não conquistaram o título da Copa Sul-Americana.

Volta por cima de Diego Costa

O zagueiro Diego Costa surpreendeu a todos neste ano. Com a confiança do comandante Rogério Ceni, chegou a usar a braçadeira de capitão. Além de deixar o veterano Miranda muitas vezes no banco. Com sua firmeza e liderança, esta cria de Cotia sabe o peso de vestir o manto tricolor.

Amadurecimento de Igor Vinicius

Quando chegou ao São Paulo, Igor Vinicius era a terceira opção, atrás de Daniel Alves e Juanfran. Aos poucos, o jovem conquistou o seu espaço. Neste ano, ficou marcada a comemoração em cima de Weverton, em pleno Allianz Parque, após converter a sua cobrança de pênalti. O lateral-direito fez boas atuações, principalmente em jogos grandes e de mata-mata.

Descoberta de Pablo Maia

Com a lesão de Luan, Pablo maia confirmou definitivamente a sua vaga na volância do São Paulo. Desde o Campeonato Paulista, quando acertou petardos da intermediária, o volante provou que pode proteger a defesa tricolor, com espaço para melhorar ainda mais nos próximos anos.

Consolidação de Nestor como garçom

Rodrigo Nestor assumiu de vez o papel de grande meio-campista do São Paulo. Ele deu 10 assistências e fez 8 gols nesta temporada. Seja entrando dentro da área para finalizar, seja controlando o ritmo da partida, o canhotinho só precisa melhorar a forma física, para aguentar o jogo duro dos adversários.

Contratação de Patrick

O meia-atacante do Internacional chegou envolto em desconfiança e demorou a encontrar o melhor condicionamento. Mas quando isso ocorreu, no segundo semestre, o Pantera Negra deslanchou a veia goleadora, fazendo a alegria da torcida contra o Palmeiras. No entanto, Patrick terminou o ano em baixa.

Retorno à disputa de finais

Apesar de continuar sem gritar “é campeão”, o torcedor viu o retorno do São Paulo que chega às finais. Principalmente no Campeonato Paulista, quando impôs um 3 a 1 sobre o Palmeiras, num verdadeiro massacre sobre o melhor time do estadual. Porém, a partida da volta, que terminou numa humilhante goleada, deixou um sabor amargo.

O gostinho de quase também veio na final da Copa Sul-Americana, com derrota de 2 a 0 para o Independiente Del Valle, numa partida em que o tricolor jamais mostrou a sua grandeza.

De qualquer forma, todos esses destaques positivos não anulam o fato de que o São Paulo pode e precisa melhorar para o ano que vem.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia