Diretoria do SPFC é perseguida, mas pela própria incompetência!

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Espaço do Torcedor é a coluna quase que diária do Arquibancada Tricolor, que dá voz a todos os torcedores da arquibancada. Quer ver seu texto publicado aqui? Mande uma mensagem para nós!

Salve, torcida do mais importante clube tricolor! Após os mais recentes insucessos do mais querido, a crítica à diretoria são-paulina (infelizmente) vem se tornado um clichê especialmente nos últimos dias, foram-se os tempos em que sobravam elogios, agora o alvo é o presidente Leco, um perseguido? Na avaliação do próprio, e talvez apenas nessa solitária avaliação sim…

A diretoria e sua falta de planejamento fazem o SPFC refém de sua incompetência. Não há outro adjetivo para se justificar o SPFC, um dos maiores orçamentos do BR, não conseguir se impor, se fazer prevalecer nacionalmente sobre outros grandes (Atlético/MG, Santos, Cruzeiro, etc), e pasmem, alguns médios (Athético/PR, Talleres, Colón,etc.) com orçamento infinitamente menor.

Darei ao Leco o benefício da dúvida: vou presumir sua boa-fé, até porque não há provas do contrário, e deste ponto de partida, avalio suas escolhas como populistas e erradas, cujo resultado da soma é INCOMPETÊNCIA, essa sim persegue nossa direção! Um mandatário responde SIM pelos erros de seus prepostos, por isso, não há qualquer injustiça em imputar ao presidente os fracassos pontuais de seus escolhidos, dentro e fora de campo.

O desempenho questionável de diretores de futebol, que por sua vez celebram contratos com treinadores, que executam trabalhos questionáveis, que indicam e são atendidos, sem serem questionados, contratações de atletas de capacidade também questionável e por valores ainda mais questionáveis, quando não CONTESTÁVEIS!

O SPFC pode sim optar por não contratar atletas de determinado patamar salarial, e a partir disso assumir as consequências esportivas, e traçar outro caminho para chegar ao protagonismo nos grandes campeonatos, mas desde que seja uma escolha do SPFC, uma política do clube, mas JAMAIS uma obrigação orçamentária. Não no contexto atual.

Inadmissível se contratar por 2,3 ou 5 anos atletas do quilate de Maicossuel, AderlLan, Jonatan Gómez, dentre outras contratações caras, e que se revelaram descabidas. O insucesso em contratações é aceitável quando pontualmente, mas não se pode impô-la como regra, sob pena de perpetuar-se um erro de avaliação em cadeia: de quem dirige, para quem delega, para quem recebe a avaliação e corrobora com ela contratando. Há que se romper com esse ciclo vicioso. O emprego de recursos errados, por ao menos erro de avaliação é sim atribuível ao presidente.

Nosso mandatário impôs, ou se deixou impor, uma política equivocada em usar promessas da base como instrumento de arrecadação exclusivamente; como um fundo para pagar os rombos de contratações erradas, e como ativo para novas aquisições de atletas ora em fim de carreira, ora supervalorizados. Estamos às vésperas de perder Walce, jovem extremamente promissor, zagueiro com predicados, e daqui há alguns anos o veremos com camisa de Bayern, Chelsea, Real Madrid e outros gigantes, e com o valor (pequeno) contrataremos algum veterano em busca daquele último contrato, ou um de 29 anos, por uma bala, daqueles que acabou (tardiamente) de explodir.

O presidente tricolor coleciona sucessivas decisões equivocadas; quando acerta no diagnóstico, erra na solução, e quando tenta corrigi-la geralmente reitera no erro; e quando não, traz um grande ídolo para ganhar tempo e oferece à prêmio sua cabeça no próximo insucesso.

Mas cabe advertir que se faz necessária e urgente uma renovação nos quadros políticos e, sobretudo, oxigenação naqueles que elegem os “Lecos” da vida, sob pena de trocarmos apenas nomes e permanecerem os resultados. Leco faz do tricolor refém de uma política de “coadjuvantização” porque o maior protagonismo da sua gestão, é a INCOMPETÊNCIA!


Rodrigo Vilela Freitas. São-paulino, de São Paulo/SP, tricolor de coração, família e alma, há pelo menos 29 anos, e nas horas vagas advogado e não menos apaixonado.

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Compartilhe esta notícia