Basquete Tricolor: história, importância e momento

Foto: Igor Amorim / São Paulo FC

Espaço do Torcedor é a coluna quase que diária do Arquibancada Tricolor, que dá voz a todos os torcedores da arquibancada. Quer ver seu texto publicado aqui? Mande uma mensagem para nós!

Aproveitando a pausa, vamos contar a trajetória histórica do SPFC até a espetacular campanha no atual NBB.

O basquete do São Paulo é mais uma das atividades do clube social/poliesportivo do Morumbi. Existente desde a primeira metade do século passado, o tricolor fez parte do embrionário basquete nacional, onde se tornou campeão do extinto “Campeonato Paulista da capital” em 1943, porém com uma dificuldade orçamentária que rondava todo o esporte no Brasil, o São Paulo só voltou a conquistar um título em 1989, o também extinto “Campeonato estadual da primeira divisão”, o que deu ao clube o direito de disputar a elite em 1990.

Após isso, o São Paulo encerrou suas atividades profissionais de basquete até 2005, onde voltou a disputar o estadual mas através de uma parceria do o Santo André. Então, 29 anos depois, em 2018, São Paulo oficializou o retorno da sua equipe profissional de forma independente para disputa do estadual e da Liga Ouro.

Em um momento de crescimento exponencial do esporte e da Liga no Brasil, o investimento pode trazer patrocinadores específicos ou até extensões de contratos por valores maiores para exposição da marca no futebol e no basquete, assim como aconteceu com o Banco Inter, SPFC Chip, Urbano Alimentos e Betsul, podendo aumentar as receitas do clube, além de ser um esporte que já foi abraçado pela torcida.

No retorno, com um projeto ambicioso, foi anunciado como técnico o ex-comandante da seleção brasileira, Cláudio Mortari e um elenco mesclado entre juventude e experiência. Logo no estadual já conseguimos perceber o sucesso do projeto, o São Paulo atingiu sua melhor classificação no estadual, eliminando o tradicional Bauru e chegando até a Semi-Final contra o Franca. Na Liga Ouro, o projeto mostrou uma evolução ainda maior, chegando até a final, com uma campanha incrível e com o clube sendo abraçado pela torcida. Apesar de não conquistar o título, o São Paulo conquistou a vaga no NBB e se reforçou com grandes estrelas da Liga, como Shamell, Léo Mendl, Georginho, Jefferson, entre outros. O que reforça, novamente, o projeto ambicioso pelo titulo. Atualmente o São Paulo ocupa a 3° posição, e está conquistando a vaga direta para as quartas de final e com mando de quadra.

Números no NBB (19/20)

Posição: 3°
Campanha: 17-6 (73.9%)
Maior Pontuador: Shamell 18.6 PPG
Maior Assistente: Georginho 7.8 APG
Maior Reboteiro: Georginho 8.6 RPG

O próximo jogo do São Paulo pelo NBB é contra o Corinthians, dia 29/02 às 12h50, no Morumbi.


Vinicius Fernandes, 21 anos, estudante de economia, e formado em curso tecnico de jornalismo. Apresentador de podcast e apaixonado por futebol e pelo São Paulo FC desde que nasci. As vezes também perco noites de sono com NBA e NFL. Busco trazer informações com uma análise feita de torcedor para torcedor.

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Foto: Igor Amorim / São Paulo FC

Compartilhe esta notícia