Viajando no tempo até o ano de 1992 do São Paulo

Foto: São Paulo FC

Decisão do Paulistão marcou título para a geração de ouro do Tricolor

O primeiro semestre havia sido dos sonhos do torcedor Tricolor, vencendo a Libertadores pela primeira vez na história o time de Telê tinha duas decisões no mês de dezembro que entrariam para a história: Paulistão e Mundial.

Pode parecer estranho, mas naquele tempo o estadual era valorizado a ponto de a equipe tentar mudar datas junto a federação para depois do Mundial afim de dar a atenção necessária a competição e com o objetivo de deixar o rival por mais um ano na fila (aquela época, o Palmeiras estava na fila há 16 anos).

Foi a única vez que os dois clubes decidiram o título paulista e o São Paulo conseguiu a vantagem em dois confrontos com duas vitórias por 4×2 e 2×1 e título para a equipe do Morumbi.

Jogo de ida decidido por Cafu

A primeira partida do confronto teve uma atuação de gala do lateral Cafu. Com o Mundial no horizonte, a equipe entrou em campo no Morumbi no dia 5 de dezembro com mais de 90 mil pessoas no estádio.

Durante a competição, as equipes se enfrentaram duas vezes com uma vitória para cada lado – São Paulo venceu o primeiro jogo por 1×0 e o Palmeiras o segundo por 3×0.

O técnico Telê acreditava em uma partida com poucos gols, mas logo no início da primeira partida Cafu mostrou que o comandante estaria errado. O jogador conversou com o UOL e relembrou a data: “Foi um dos gols mais bonitos que eu fiz. Por se tratar de um baita de um clássico, um baita de um jogo entre São Paulo e Palmeiras, a circunstância dos dois times, dois timaços. Veio um passe de cabeça do Muller e eu peguei a bola de perna esquerda sem pulo, a bola foi na gaveta”.

Naquela data, Telê mudou o time taticamente e pôs Cafu na ponta e Vitor a lateral. Essa mudança seria levada até a libertadores 1993. Na sequência os times trocaram ataques e saíram 3 gols – dois do alviverde com Daniel Frasson e Zinho e Raí para o Tricolor com passe de Cafu.

O lateral recordou como participou bem da partida: “Foi o jogo em que eu participei dos quatro gols. Fiz o primeiro de sem pulo com a perna esquerda, peguei aquela bola de cabeça quase fora de campo e joguei para o Raí fazer o segundo gol, cruzei para o terceiro de cabeça do Raí e sofri o pênalti”.

Campeão no Japão

Com a vitória garantida e o hattrick de Raí, o Tricolor partiu para o Mundial no mesmo dia, aliás, saiu direto do Morumbi direto para Guarulhos para embarcar em direção ao Japão.

A final foi realizada no Estádio Olímpico de Tóquio, no Japão, entre o campeão sul-americano São Paulo e o campeão europeu Barcelona. O São Paulo foi Campeão Mundial pela primeira vez, após vencer de virada a equipe do Barcelona por 2 a 1, com dois gols de Raí, eleito o melhor jogador da disputa.

São Paulo: Zetti, Vitor, Adilson, Ronaldão e Ronaldo Luis; Toninho Cerezo (Dinho), Pintado e Raí; Cafu, Palhinha e Muller.

Cerezo marca e garante a taça

Cerezo foi um personagem à parte naquela final de Mundial. O jogador perdeu a final da Liga dos Campeões para o Barcelona com a Fiorentina, mas retornou ao Brasil a tempo de disputar o mundial contra a equipe catalã.

Após ter tido sua revanche, o veterano de 37 anos disputou a final do Paulistão e marcou o segundo gol da final e garantiu a conquista dos comandados de Telê Santana: “Acho que o nosso time surpreendeu até porque a gente vinha já de uma decisão, entendeu que poderia ter um desgaste emocional, essas coisas todas, mas não teve nada disso, não. Quando a bola rolou no segundo jogo, todo mundo sabia o que tinha que fazer em campo. Logicamente, do outro lado tinha o Zinho, que jogava muito, tinha o Cuca, o Evair, o César Sampaio. Foi uma decisão com méritos para as duas equipes, que tinham grandes jogadores e chegaram aonde chegaram porque realmente jogavam um bom futebol”, resumiu em entrevista para o UOL.

A segunda final do Paulistão acontece neste domingo (23), às 16h, no Morumbi. O Tricolor joga por uma vitória simples para copiar 1992 e levantar a taça do Paulistão. O Choque-Rei terá transmissão da Globo, do SporTV e do Premiere, mas você também pode acompanhar conosco clicando aqui.

Veja a lista dos duelos decisivos do Choque-Rei:

1933 – Palmeiras (jogo decisivo pelo Campeonato Paulista);

1940 – Palmeiras (jogo decisivo pelo Campeonato Paulista);

1942 – Palmeiras (jogo decisivo pelo Campeonato Paulista);

1943 – São Paulo (jogo decisivo pelo Campeonato Paulista);

1946 – São Paulo (jogo decisivo pelo Campeonato Paulista);

1950 – Palmeiras (jogo decisivo pelo Campeonato Paulista);

1971 – São Paulo (jogo decisivo pelo Campeonato Paulista);

1972 – Palmeiras (Torneio Laudo Natel);

1972 – Palmeiras (jogo decisivo pelo Campeonato Paulista);

1973 – Palmeiras (jogo decisivo pelo Campeonato Brasileiro);

1977 – São Paulo (semifinal do 1º turno do Campeonato Paulista);

1978 – São Paulo (semifinal do Campeonato Paulista);

1987 – São Paulo (semifinal do Campeonato Paulista);

1992 – São Paulo (final do Campeonato Paulista);

1994 – São Paulo (oitavas de final da Libertadores);

1998 – São Paulo (semifinal do Torneio Rio-São Paulo);

1998 – São Paulo (semifinal do Campeonato Paulista);

2000 – São Paulo (quartas de final da Copa do Brasil);

2000 – Palmeiras (oitavas de final do Campeonato Brasileiro);

2002 – São Paulo (semifinal do Torneio Rio-São Paulo);

2002 – São Paulo (semifinal do Supercampeonato Paulista);

2005 – São Paulo (oitavas de final da Libertadores);

2006 – São Paulo (oitavas de final da Libertadores);

2008 – Palmeiras (semifinal do Campeonato Paulista);

2019 – São Paulo (semifinal do Campeonato Paulista).

Compartilhe esta notícia