Hernán Crespo entra para a lista de campeões pelo Tricolor

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Argentino se torna o 9º estrangeiro campeão estadual e o 5º na história do São Paulo

O Tricolor soltou o grito de é campeão depois de 8 anos e meio. E o técnico da campanha entrou para a história do Tricolor. Na edição de número 119 do Paulistão, o argentino Hernán Crespo venceu Abel Ferreira e se tornou o 9º estrangeiro (e 5º estrangeiro no São Paulo) a vencer o título estadual.

Crespo chegou ao Morumbi em março desse ano e rapidamente caiu nas graças da torcida são-paulina. Com um futebol envolvente, de troca de passes e de intensidade na retomada da bola, o argentino conseguiu tirar proveito do trabalho de seu antecessor Fernando Diniz e evoluiu a equipe tanto técnica quanto mentalmente para conquistar o título.

Taticamente o treinador ouviu o pedido da torcida e colocou o sistema de 3 zagueiros de volta a equipe do Morumbi. Com esse sistema, o Tricolor teve a melhor defesa da competição sofrendo 11 gols em 16 partidas. Mas quem pensa que o sistema com 3 zagueiros é defensivo está redondamente enganado, já que com 38 gols o time sõa-paulino foi o melhor ataque da competição.

O técnico de carreira curta até o momento, venceu seu segundo título (havia vencido a Copa Sul-americana na temporada passada com o Defensa y Justica) e com uma campanha de 16 jogos com 11 vitórias, 4 empates e 1 derrota conduziu o time do Morumbi de volta ao título estadual (a última conquista havia sido em 2005).

Confira a lista de treinadores estrangeiros que venceram o Paulistão pelo São Paulo

  • Jorge Gomes de Lima (1943 e 1945/46);
  • Jim Lopez (1953);
  • Bela Guttman (1957);
  • José Poy (1975);
  • Hernán Crespo (2021).
Compartilhe esta notícia