Confira como foram os primeiros 25 jogos de Alex à frente do São Paulo

Foto: São Paulo FC

Nesta segunda-feira (27), o São Paulo comandado pelo ex-jogador Alex garantiu classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da categoria, após vitória fora de casa contra o Atlético-MG por 1×0. O time havia garantido a vaga também na segunda rodada do Campeonato Paulista na última semana após vitória contra o Oeste por 2×1.

O confronto contra os mineiros foi o 25º do jovem treinador. A aposta em Alex foi realizada por Muricy Ramalho, Carlos Belmonte e Rui Costa para modificar a categoria de base da equipe, pois, o trio Tricolor enxergava no ex-meio campista uma opção para dar experiência de campo e conceitos atualizados de jogo para as equipes de base.

O começo do trabalho de Alex foi animador. Ainda nos amistosos, o time Sub-20 já demonstrava a qualidade e o “dedo” do treinador. Semanas depois do primeiro contato com o time, a categoria enfrentou o Santos e venceu por 8×0 com três gols de Facundo Milán. O treinador usou o Instagram para demonstrar a alegria de disputar seu primeiro clássico: “Tudo que acontece pela primeira vez fica marcado de uma maneira especial. Hoje participei de meu primeiro clássico San-São. Sensações boas com a bola“.

O começo do Brasileirão também foi animador. Nos quatro primeiros jogos, a equipe conseguiu 100% de aproveitamento – foram vitórias contra Atlético-PR (1×0), América-MG (1×3), Sport (3×1) e Atlético-GO (1×2). Apenas na quinta rodada a equipe perdeu os primeiros pontos – foi no duelo contra o Corinthians que a equipe ficou no 1×1 em Cotia.

O time ainda disputou mais quatro partidas antes de estrear no Paulistão. Foram mais três vitórias, contra Vasco (0x1), Bahia (4×0) e Santos (1×3) e um empate fora de casa contra o Internacional (1×1). A partir da estreia no Paulistão, a equipe precisou atuar em duas frentes e isso revelou ao treinador a necessidade de gerenciar o elenco e a minutagem dos minutos em campo.

No primeiro duelo pelo Brasileirão, a equipe venceu o Osasco Audax por 4×1 e saiu na liderança do grupo. Com a partida no meio da semana, a equipe teve três jogos em sete dias e o começo da “maratonadeu sinais já no confronto seguinte a estreia. O time recebeu o Cruzeiro no Morumbi e acabou derrotado por 1×0.

O time seguiu atuando quarta/domingo e conseguiu três vitórias e um empate pelas duas competições. Os adversários vencidos foram o SC Brasil (6×0 – Paulistão), Fortaleza (0x1 – Brasileirão), Oeste (1×1 – Paulistão) e Palmeiras (4×2 – Brasileirão).

O time então venceu o Grêmio Osasco por 6×0 em Cotia, mas viveu dias de instabilidade. Primeiro um empate contra o Grêmio por 2×2, depois uma nova vitória no Paulistão por 2×0 contra o São Bento, mas uma derrota para o Ceará novamente como mandante por 1×2 mostrou que o time dava sinais de cansaço após a maratona.

Alex também acabou perdendo jogadores para o time profissional. Primeiro o jovem Marquinhos foi chamado por Crespo, depois Juan também foi ao CT da Barra Funda para ajudar o time durante a crise de lesionados.

Depois da derrota para o Ceará, o time novamente perdeu mas por outra competição. O time acabou derrotado por 1×0 para o Osasco Audax. Três dias depois, o time visitou o Flamengo e conseguiu uma importante vitória por 4×2 – encaminhando a classificação no torneio nacional.

Com cinco dias de descanso, o treinador conseguiu trabalhar a equipe e o time mostrou resultado. Foram 12 gols marcados contra o SC Brasil (a maior vitória da história da categoria) e o passaporte praticamente carimbado para a segunda fase.

Três dias depois, porém, o time acabou perdendo por 2×3 para o Botafogo pelo Brasileirão, adiando a classificação para a segunda fase do Brasileirão.

A última semana foi para garantir as classificações. Primeiro no estadual, a equipe venceu o Oeste por 2×1 em Cotia e garantiu a vaga no Paulistão. Depois no nacional, a equipe venceu o Atlético-MG fora de casa por 1×0 e garantiu a vaga no Brasileirão.

Agora, Alex tem alguns dias para fazer rodízio no time e planejar a segunda edição de cada torneio. Serão mais quatro partidas (duas por cada competição). Veja abaixo o calendário da equipe até o fim das primeiras fases:

  • GE Osasco x SPFC – 30/09
  • SPFC x Fluminense – 03/10
  • SPFC x São Bento – 07/10
  • Chapecoense x SPFC – 10/10

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia