Dicas para organizar a sua biblioteca digital

Hoje em dia, é muito fácil você encontrar muitas formas de se divertir, principalmente na internet e no seu computador. O entretenimento digital tem se tornado presente na vida de quase todas as pessoas. Até mesmo para quem gosta de apostar é algo fácil de se alcançar em sites como o https://verdecasino.com/pt-pt/category/new. O problema de ter tantas opções de entretenimento, é que muitas vezes as coisas acabam ficando um pouco bagunçadas. Principalmente se você é o tipo de pessoa que gosta de ter todos os arquivos, jogos, fotos e filmes em seu computador.

Sem uma boa organização, as coisas podem acabar ficando extremamente confusas para você. Sendo assim, é bom ter hábitos organizacionais para que você consiga ter acesso fácil aos arquivos que está procurando na sua biblioteca digital. É importante destacar que, quando falamos sobre biblioteca digital, não nos referimos apenas a livros. Isso engloba de tudo um pouco, qualquer tipo de arquivo que possa ser digitalizado, como:

  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Arquivos de texto;
  • Softwares.

Ou seja, a organização da sua biblioteca digital é quase que uma necessidade para a vida adulta moderna. Mas não se preocupe, com as dicas que vamos trazer para você hoje o processo vai ser muito mais prático.

Divida tudo em pastas nomeadas com gêneros

A primeira coisa que você vai fazer é criar várias pastas diferentes, cada uma delas nomeada com um gênero. Por exemplo, você vai ter uma pasta para fotos, outra para imagens, outra para filmes, e por aí vai. É uma boa ideia até mesmo criar outras divisões de pastas dentro dessas pastas principais. Assim você consegue organizar tudo ainda mais adequadamente. A verdade é que muita gente tem o costume de simplesmente jogar todos os arquivos dentro de uma única pasta.

Claro, você pode até procurar manualmente, mas para facilitar as coisas, a divisão de pastas é essencial. Até porque, ela é o primeiro passo que você tem que dar para poder começar a dividir seus conteúdos digitais adequadamente, o que vai tornar a pesquisa por aquilo que você procura bem mais fácil.

Coloque todas as pastas em uma nuvem

A próxima coisa que você vai fazer é colocar essas pastas, ainda sem os arquivos, dentro de um sistema de nuvem. Você pode escolher o sistema que preferir, seja o Google Drive, o Dropbox, ou qualquer outro. Como você vai utilizar a nuvem por muito tempo, é recomendado até mesmo contratar espaço adicional para colocar os seus arquivos. Assim você vai ter a certeza de que eles sempre vão estar protegidos, e que vão estar em um local de fácil acesso. Através da nuvem, você vai conseguir visualizar os seus arquivos onde quer que você esteja, já que não é necessário estar usando o seu computador. Você vai conseguir acessá-los até mesmo utilizando o seu smartphone, é só ter uma conexão com a internet.

Organize tudo em ordem alfabética e numérica

Outra dica muito importante é você criar um sistema de nomeação para os seus arquivos. É necessário fazer isso usando ordens alfabéticas e também numéricas, de acordo com o tipo de item da sua biblioteca digital. Por exemplo, para fotos, você pode utilizar o [ano] + [mês] em que ela foi tirada, e uma descrição rápida da imagem. Enquanto para arquivos de música, você pode utilizar uma ordem alfabética, de acordo com as bandas que você tem em seu arquivo musical.

Você pode salvar o nome do arquivo antes de upá-lo para a nuvem, ou alterar o nome do arquivo diretamente dentro da nuvem. Essa ordem alfabética e numérica vai permitir que você possa pesquisar pelos arquivos de acordo com o sistema de nomeação. Isso vai fazer com que tudo seja muito mais prático e rápido. Você pode utilizar vários estilos de sistema de nomeação diferentes, é só escolher aquele com o qual você se adaptar mais.

Por que é importante organizar seus arquivos digitais?

Por mais que esse seja um processo considerado tedioso, ainda assim ele é muito importante. A organização dos arquivos digitais permite que você consiga acessar tudo de uma maneira mais rápida. Além disso, tudo acaba ficando muito mais prático de se visualizar dentro da sua biblioteca. E na vida adulta moderna, rapidez é essencial, já que tudo acontece de uma forma muito fluida no seu dia a dia. Você pode levar algum tempo para organizar todos os seus arquivos, mas lembre-se que você não precisa fazer tudo isso em apenas um dia.

Depois de tudo estar organizado, sempre que você adicionar um novo arquivo, é só você já colocá-lo na pasta seguindo seu próprio sistema de organização. Depois de você ter feito tudo isso é só você fazer manutenções semanais, ou mensais, na sua biblioteca, para que tudo esteja sempre bem organizado e facilmente encontrável.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais