Conheça Arthur Yan, catarinense, líder da defesa do São Paulo Sub-17

Titular da zaga do São Paulo Sub-17, Arthur Yan está em alta na equipe que disputa atualmente a segunda fase do Paulistão da categoria.

Natural de Chapecó (SC), aos 14 anos saiu de sua cidade natal para morar nos alojamentos do tricolor paulista e ganhar posição de destaque no time.

Precoce, Arthur Yan já jogava futsal aos seis anos em torneios escolares. Aos 10 anos começou a jogar futebol de campo como lateral-direito na Chapecoense e revezava entre os treinos de futsal e no Verdão do Oeste.

Aos 13 o garoto decidiu ficar apenas no campo ainda na Chape e se destacou em um jogo contra o São Paulo que havia um olheiro do time paulista observando. Com o interesse demonstrado pelo seu futebol, Arthur Yan se transferiu para o Tricolor.

Arthur Yan 2 | Arquibancada Tricolor
Arthur Yan – Foto: divulgação/São Paulo FC

No São Paulo veio uma adaptação complicada para Arthur Yan. Era a primeira vez que o garoto ficava longe dos pais, sua base. Eles iam visitá-lo, mas continuaram vivendo em Chapecó.

“Foi muito difícil essa fase da minha vida porque tive que sair da minha cidade, ficar longe da minha família e vir para São Paulo que é uma das maiores cidades do mundo, então foi um choque. Mas encaro que esse foi um momento crucial para minha carreira. Adaptei-me e estou me desenvolvendo demais aqui no tricolor como jogador e como pessoa e espero continuar nessa pegada”, diz Arthur Yan.

Mudança de posição e começo

No São Paulo, o defensor começou a demonstrar seu lado polivalente. Ele é lateral-direito de origem, chegou no tricolor como zagueiro e nesta temporada está novamente na lateral.

Em 2021, Arthur era da categoria Sub-16, mas já atuava pelo Sub-17. O defensor estava cotado para jogar pelo Tricolor na Copa do Brasil Sub-17, que estava bem na competição, mas testou positivo para Covid-19 um dia antes de sua primeira partida e acabou não podendo jogar. Um baque ao menino. Foi relacionado para o segundo jogo da final contra o Flamengo, mas acabou não jogando.

Nesta temporada Arthur subiu de vez para o Sub-17 e é titular absoluto da defesa do tricolor e demonstra sua ambição com a equipe. “Quero muito conquistar o Paulista e o Brasileiro nesta temporada pelo Sub-17. Estou bem na equipe, me sentindo bem na categoria e seria a realização de um sonho marcar este momento da minha carreira com títulos. Tenho muito carinho pelo tricolor e pelos meus companheiros”, relata o defensor.

Arthur Yan 3 | Arquibancada Tricolor
Arthur Yan, defensor do São Paulo em atuação – Foto: divulgação/São Paulo FC

Uma curiosidade sobre Arthur Yan, é que ele tem o sobrenome Baldissera em função de sua ascendência italiana. Cientes das oportunidades que poderiam se abrir para o garoto ao longo de sua carreira, seus pais investiram em seu futuro e logo quando o menino tinha 14 anos e ao final de 2019 ele conseguiu sua cidadania italiana.

Da geração que cresceu vendo a supremacia do Barcelona de Guardiola, Arthur Yan tem o Messi como seu ídolo no futebol. Da lateral, sua posição de origem, o menino nutre uma admiração por Alexander-Arnold e pelo marroquino Achraf Hakimi.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia