Quem é o Lenovo Tenerife, adversário do São Paulo na final do Mundial de Basquete?

Após a histórica vitória do São Paulo Basquete sobre o Rio Grande Valley Vipers na semifinal da FIBA Intercontinental Cup, o Tricolor terá o forte time do Lenovo Tenerife, donos da casa, na grande final que acontece neste domingo (12) às 16hs, horário de Brasília e transmissão da ESPN.

Quem é o Lenovo Tenerife?

O Club Baloncesto 1939 Canarias – SAD, mais conhecido por Lenovo Tenerife, por conta do patrocínio, foi fundado em 1939 na cidade de La Laguna, província de Santa Cruz de Tenerife, Espanha.

Dissidente do antigo CB Canarias, que fundiu-se com outros clubes da Ilha de Tenerife e que havia jogado duas temporadas da LEB Oro, correspondente à 2ª divisão da Espanha.

Assim, o clube herdou as cores e logo do ancestral e chegou a ser campeão em 2012, mas como não tinha cumprido todos os requisitos, não foi promovido à Liga ACB, inicialmente, só depois de um mês, quando entrou na vaga do CB Lucentum Alicante.

A Liga Espanhola de basquete (hoje chamada de Liga Endesa, por patrocínio), é considerada por muitos como a mais forte competição nacional do mundo, após a NBA. Foi nesta liga que nomes como Luka Doncic, Facundo Campazzo e Pau Gasol atuaram antes de ir para os EUA.

O Lenovo Tenerife disputa a Liga ACB e atualmente está no 4º lugar da classificação geral, atrás dos fortíssimos Real Madrid, Barcelona e Cazoo Baskonia.

O título do Tenerife na Europa em 2021-2022

Tenerife | Arquibancada Tricolor
Lenovo Tenerife, campeão da BCL 2021-2022 – Foto: Basketball Champions LEague

A principal competição de basquete no continente europeu, é a Euroliga, que substituiu em 2000, a competição organizada pela FIBA que vinha desde 1958.

No final de 2015, a FIBA tentou retomar o controle das competições europeias e propôs uma nova competição com 16 times, mas as principais equipes europeias decidiram permanecer cm a Euroliga. Sendo assim, a FIBA criou a BCL – Basketball Champions League.

Atual campeão da BCL na Europa, torneio que concorre com a Euroliga, o Lenovo Tenerife garantiu vaga para a Copa Intercontinental FIBA 2023, conhecida por aqui como Copa Intercontinental ou Mundial de Clubes.

Classificando-se em 2º lugar em seu grupo na temporada regular e passando pelas fases seguintes, o clube espanhol venceu nos Playoffs o Tofas (TUR), Hapoel Holon (ISR) e os compatriotas do BAXI Manresa por 98 a 87 na final.

Foi o segundo título do clube na competição, repetindo o feito da temporada 2016-17, ainda com o nome de Iberostar Tenerife, por conta do patrocinador.

Nomes conhecidos no Mundial

Pelo menos um nome muito conhecido pelos brasileiros está no elenco do Lenovo Tenerife: o armador de 39 anos, Marcelinho Huertas, grande destaque da seleção brasileira e passagem pela NBA.

Outros dois nomes que trazem muita preocupação para o time do São Paulo, são os do pivô de 2,17m Giorgi Shermadini, da Georgia e do ala norte-americano Tim Abromatis, que foi o cestinha da semifinal contra o US Monastir com 20 pontos.

O armador finlandês Sasu Salin, também se destacou com 15 pontos na semifinal e é um nome para se precaver, assim como o do uruguaio Bruno Fitipaldo, que acertou bons chutes de longa e média distância.

Em resumo, não será nada fácil para o São Paulo, mas há a confiança e torcida para que o inédito título venha para uma equipe recém construída e que já colhe frutos nas principais disputas.

Obs: Todas as informações foram obtidas no site da FIBA e Liga Endesa

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia