Igualdade racial não é luta por supremacia! | OPINIÃO

Em meio a toda comemoração e festa de conquista do título da Copa do Brasil pela torcida do São Paulo, um dos pontos negativos foi uma declaração racista e pouco divulgada pela grande mídia, por uma funcionária do governo.

Já declaro aqui desde o início, que este é um posicionamento de toda a equipe do Arquibancada Tricolor, sem qualquer viés político, mas sim de repúdio ao conteúdo que foi divulgado.

Marcelle Decothé, assessora da Ministra da Igualdade Social, Anielle Franco, fez uma postagem em sua rede social, criticando a torcida do São Paulo que estava no mesmo setor em que ela assistia à partida, com a seguinte declaração:

“Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade”, utilizando linguagem neutra, e acrescentando: “Pior de tudo: de pauliste”.

Print 1 | Arquibancada Tricolor
Postagem de Marcelle Decothé, assessora do Ministério da Igualdade Racial

Não bastasse o absurdo de ser uma funcionária do ministério da Igualdade Social, esta pessoa veio a São Paulo em avião da FAB, ou seja, com custos pagos pela população para inclusive, promover a campanha “Com Racismo Não Tem Jogo“, divulgada pela CBF.

O presidente do São Paulo, Julio Casares, se posicionou no Instagram sobre o conteúdo:

O São Paulo que tem se notabilizado pelas altas médias de público e por ser o time mais popular do estado, possibilitando a ida de torcedores de todas as classes sociais ao Morumbi, se mostra cada vez mais como o clube de todos.

O futebol é o esporte mais inclusivo e tanto o São Paulo FC, como nós do Arquibancada Tricolor, trabalhamos para que todos os torcedores, independente de cor, etnia, orientação sexual, opinião política, gênero ou classe social, tenham acesso e sejam acolhidos.

É inadmissível que qualquer pessoa tenha uma atitude racista e preconceituosa, mas o que nos deixa mais revoltados, é que uma funcionária pública, envolvida em uma pasta que combate o racismo e preconceitos, com o salário pago por nós, tenha esse tipo de conduta, sem punição e com pouca repercussão na grande mídia.

Deixamos aqui o nosso repúdio a esse tipo de postura, assim como reforçamos que em nossos canais (site, redes sociais e demais conteúdos), não toleramos nenhum tipo de preconceito ou conduta racista.

Acompanharemos o caso e esperamos que esta pessoa seja punida judicialmente, além de desligada da pasta, que não condiz com este tipo de atitude.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia