TRIbuna do Braga – Começo animador

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

A TRIbuna do Braga é escrita pelo Rodrigo Braga em todas às sextas.

Sim, são só dois jogos. E sim, os dois foram jogos foram contra adversários frágeis. Mas os resultados não foram o mais importante nas duas vitórias do Tricolor no Paulistão até agora. O que o time apresentou em campo, as variações, o rendimento individual de alguns jogadores, vale muito mais a pena destacar agora.

Gostei do que vi até o momento, sobretudo no 2º tempo da estreia contra o Mirassol e no 1º tempo contra o Novorizontino. Pablo já mostrou as credenciais, tem tudo pra brilhar com essa camisa. E a dupla com Diego Souza, que para muitos não seria possível, há de ser, anotem aí, uma das mais inteligentes da temporada. E quando eu digo isso, quero dizer que são dois jogadores habilidosos, que sabem fazer a leitura do jogo e se adaptar a ele, e que podem se completar. É cedo ainda, mas potencial há. E o craque do time nem estreou ainda, mas já fez diferença porque fez Nenê sair da zona de conforto e começar o ano muito bem. Não vejo um time com Nenê e Hernanes titulares, mas ambos serão essenciais para o sucesso do São Paulo em 2019. Caberá a eles a tarefa de revezar o comando técnico do time. A zaga segue sólida como em 2018, Bruno Peres está ganhando confiança e melhorando o rendimento, enfim, o começo de temporada é animador.

Teste definitivo

É claro que todas estas virtudes serão colocadas à prova no domingo, no clássico contra o Santos no Pacaembu. Será o teste definitivo para sabermos em que nível está o São Paulo às vésperas dos confrontos da Pré-Libertadores. Eu tenho a expectativa de um grande jogo, pois o Santos de Sampaoli também tem uma proposta ofensiva. Vamos aguardar.

Copinha

Ganhar a Copinha sempre é uma forma legal de começar a temporada. O São Paulo via de regra faz boas campanhas, ainda que este título conquistado debaixo de chuva nesta sexta-feira seja apenas o quarto, já chegou a 11 finais e em outras 9 oportunidades foi até as semifinais. Sinal evidente de trabalho sólido na base, e é por isso que muita gente diz, e eu concordo, que ganhar a Copinha é consequência do bom trabalho na base, mas não é o mais importante.

Ganhamos, apesar de um tremendo susto na reta final do jogo contra o bom time do Vasco, com méritos em uma campanha acima das expectativas para um time tão desfalcado. Nos últimos anos, os frutos de Cotia começaram a ficar mais claros, e o São Paulo tem sido ainda mais protagonista. No ano passado, o título escapou em uma final injusta, daquelas que só o futebol pode proporcionar, contra o Flamengo. Pela forma como chegou em 2019 a mais uma decisão, com uma coleção de desfalques importantes desde o início, vale muito comemorar esse quarto título na principal competição de base no país.

Não custa lembrar que o Palmeiras – que tem dividido com o Tricolor o protagonismo nas várias competições de base nos últimos anos, e que também foi para a Copinha muito desfalcado – ficou pelo caminho já nas oitavas de final. Sinal de que o trabalho feito em Cotia está no auge. Um belo presente de aniversário a todos nós tricolores: um futuro promissor que vem da base.

#ParabénsSP

Como diz a Bio desse blog, sou um Paulista, Paulistano e São-Paulino que está há mais de 35 anos longe da Terra Natal. Mas nem por isso deixei de estar ligado e de amar esta cidade que é um pouco de cada cantinho desse Brasil. E neste 25 de Janeiro, é dia de dar os parabéns a São Paulo pelos 465 anos e, principalmente, de comemorar o aniversário daquele que é e sempre foi o meu único amor incondicional no futebol: o São Paulo Futebol Clube. São 89 anos de glórias, sem dúvida o clube brasileiro, e provavelmente também do futebol mundial, com mais conquistas em tão pouco tempo de vida.
Parabéns, Tricolor!

Rodrigo Braga. Tenho 40 anos, sou um paulista, paulistano e são-paulino radicado em Santa Catarina, onde há mais de 20 anos atuo como jornalista. Fui editor de esporte e participei de coberturas de Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos e outros eventos internacionais. Sou louco por futebol, mas, principalmente, sou louco pelo São Paulo Futebol Clube.

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Compartilhe esta notícia