A partir das 17h (horário de Brasília) deste sábado (04), acontece a final da Libertadores 2023 entre Fluminense x Boca Juniors, no Maracanã. Aproveitando esta decisão, decidimos relembrar as três vezes que o São Paulo levantou a taça da competição.
A primeira vez foi em 1992 e o adversário foi o Newell’s Old Boys, da Argentina. No primeiro jogo da final, que aconteceu no dia 10 de junho no Gigante de Arroyito, a vitória foi dos argentinos por 1×0, com gol marcado por Berizzo.
Caso não consiga visualizar clique aqui.
No confronto de volta, o Tricolor derrotou o Newell’s pelo mesmo placar, 1×0, com gol de Raí de pênalti, o que levou a decisão às penalidades máximas, quando brilhou a estrela de Zetti, que defendeu a cobrança de Gamboa e o São Paulo venceu por 3×2 no dia 17 de junho, no Estádio do Morumbi, sagrando-se campeão da Libertadores pela primeira vez na história.
Caso não consiga visualizar clique aqui.
O segundo título foi conquistado logo no ano seguinte. Em 1993, o time comandado pelo Mestre Telê Santana teve a Universidad Católica, do Chile, pela frente na final, e o primeiro jogo aconteceu no Morumbi, no dia 19 de maio, com vitória Tricolor por 5×1, a maior goleada da história das finais da Libertadores até o momento.
Os gols do Tricolor foram de López (contra), Vítor, Gilmar, Raí e Müller.
Caso não consiga visualizar clique aqui.
Na volta, a partida foi realizada no Estádio Nacional de Santiago, no dia 26 de maio, e os chilenos derrotaram o São Paulo por 2×0. Todavia, este resultado não foi suficiente para impedir o Tricolor de levantar novamente a taça.
Caso não consiga visualizar clique aqui.
A última vez que o São Paulo conquistou a Libertadores da América foi em 2005, sob o comando de Paulo Autuori, e o adversário na decisão foi o Athletico-PR.
O confronto de ida aconteceu no Beira-Rio, no dia 06 de julho, e terminou empatado em 1×1.
Caso não consiga visualizar clique aqui.
O Estádio do Morumbi recebeu o jogo de volta e o São Paulo aplicou uma goleada de 4×0, com gols de Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli, sagrando-se Tricampeão da Libertadores.
Caso não consiga visualizar clique aqui.
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.