Não, esse elenco não merece, mas por causa do péssimo calendário definido pela CBF para a próxima temporada, o ideal seria a diretoria do São Paulo antecipar as férias de parte do elenco profissional, para quem sabe ganharmos em termos físico e mental no começo de janeiro.
Se eu sou gestor de futebol no São Paulo, eu me reuniria com os líderes do elenco e deixaria bem claro: se vocês jogarem como se fosse uma final contra o Atlético-MG, hoje (23) no MorumBIS, e ganharmos o jogo, vocês estarão de férias à partir de amanhã (domingo).
Depois do Atlético-MG, só teremos Grêmio, Juventude e Botafogo-RJ. Esses 15 dias de férias antecipadas podem fazer uma diferença brutal em 2025, ainda mais para quem terá que viajar para a Flórida-EUA, e depois encarar o maldito Campeonato Paulista sem uma pré-temporada decente.
Qual é a dificuldade da diretoria de futebol do São Paulo em fazer algo diferente do habitual?
Quem do elenco do São Paulo entraria de férias?
Com base na lista do elenco do São Paulo aqui no Arquibancada Tricolor, eu anteciparia as férias dos seguintes atletas: Rafael e Jandrei; Igor Vinicius, Rafinha e Welington; Arboleda, Alan Franco, Ferraresi e Sabino; Alisson, Nestor, Luiz Gustavo, Bobadilla e Michel Araújo; Rato, Calleri, Luciano, Lucas, Ferreirinha e André Silva. Pablo Maia e Galoppo, contundidos, não entrariam nesta lista.
Como Zubeldía poderia escalar o São Paulo?
Seria possível vermos um time alternativo em campo, com espaço para os meninos da base. Eu escalaria o time nos últimos três jogos da seguinte maneira: Young; Igor Felisberto, Belém, Ruan e Jamal; Santi e Negrucci; William Gomes, Rodriguinho e Henrique Carmos; Ryan Francisco.
Patryck, Igão, Marcos Antônio, Liziero e Erick seriam opções no banco de reservas, além de demais garotos do sub-17 e sub-20, como Rickelme, Ferreira, Paulinho, Lucca, Bezerra, Kauê e tantos outros. Vale lembrar que o sub-20 do São Paulo poderá estar na final da Copa do Brasil da categoria e assim perderíamos alguns destes jogadores.
Isso vai acontecer?
É lógico que não. A gestão de elenco por parte da diretoria do São Paulo é horrível e com certeza nada acontecerá. Teremos um 2025 sofrível, com poucas contratações em janeiro, por conta do orçamento limitado e também pelo péssimo trabalho de nossos scouts e diretores.
Enquanto muitos portais ‘mandrakes’ vendem sondagens para cima de jogadores caros, eu tenho total noção de como será o 2025 do meu São Paulo, e o futuro não me anima…
*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.
Gostei da sua sugestão, Mário: até citei a parte de antecipação das férias na coluna da Pri Senhorães, mas não citei os jogadores, dei exemplo teórico até, porque de um lado sinto o time esgotado e do outro parece estar de férias já.
Pois é: não há gestão de elenco da comissão técnica e muito menos da diretoria – que só pensa em “contratar, contratar, contratar”, não acredito por causa disso que o fundo financeiro para diminuir as dívidas será posto em prática e muito menos a parte de melhorar nossa base, que tem sofrido tanto.