ACEESP publica Nota de Protesto sobre conduta do São Paulo contra Gabriel Sá

Nota de protesto ACESSP

Na tarde desta sexta (12), a Associação de Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, a ACEESP, publicou uma Nota de Protesto sobre a conduta do São Paulo contra o repórter Gabriel Sá.

Veja o conteúdo na íntegra logo abaixo.

Nota de Protesto – ACEESP

A diretoria da ACEESP se solidariza com seu credenciado Gabriel Sá, do canal Arquibancada Tricolor, e repudia a nota publicada pela diretoria do São Paulo Futebol Clube em relação ao seu trabalho na cobertura dos bastidores da contratação do técnico Tiago Carpini – que, ao fim e ao cabo, acabou se consumando como o noticiado.

Para além de um tom irônico, a referida nota do clube tenta desqualificar o trabalho de Gabriel Sá e simplesmente desconsidera o fato de ele próprio ter admitido um erro de informação em sua primeira publicação, e tê-la corrigido no mesmo espaço. Vale ressaltar que corrigir um erro de informação já publicado é um dos preceitos básicos do jornalismo e está de acordo com as boas práticas da profissão.

Criada há 83 anos, a ACEESP defende, historicamente, uma relação séria e profissional dos seus sócios e credenciados com os clubes, federações, atletas, árbitros, patrocinadores e todos os atores que promovem o esporte brasileiro. E renova seu compromisso de zelar pela conduta ética dos jornalistas e respeito pelas instituições, de maneira democrática. A entidade, no entanto, vê com preocupação o desgaste paulatino dessa relação, notadamente marcada por protocolos e regras impostas pelos clubes que limitam o livre trabalho da imprensa e cerceiam seu inalienável direito de crítica e opinião.

Procurado pela presidência da ACEESP, o departamento de comunicação do São Paulo se posicionou desta forma em relação a esta nota:

“A assessoria do São Paulo Futebol Clube afirma que não há qualquer tipo de censura, perseguição ou cerceamento aos profissionais de comunicação. O acesso para a zona mista é determinado por critérios adotados pelo clube que priorizam atender a jornalistas de veículos profissionais, de acordo com o número de vagas disponíveis dentro do espaço existente.”

Nossas considerações

Este posicionamento da ACEESP é muito importante e simbólico, não apenas para o Arquibancada Tricolor, em relação ao que ocorreu com o Gabriel Sá, mas para toda a mídia independente que cobre clubes de futebol.

Entendemos que este formato jornalístico veio para ficar e deve ser respeitado por todas as entidades, clubes e federações.

Logicamente, como em qualquer setor de atuação, haverá bons e maus profissionais, assim como erros e acertos. Porém, cabe ao leitor, ter acesso à informação e aplicar seu discernimento sobre os conteúdos produzidos.

Fica aqui o agradecimento, em nome de toda a equipe do Arquibancada Tricolor à ACEESP, seu presidente, equipes e todos os que se posicionaram a favor.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia
Comente!