Há 76 anos, bicampeão paulista estreava pelo São Paulo

Foto: Reprodução / Internet

Um argentino que marcou seu nome nas décadas de 40 e 50 pelo São Paulo, assim era Noviral Cabral Ponce, conhecido popularmente como Ponce Leon. Nascido em 28 de agosto de 1927, começou no futebol atuando pelo Bonsucesso-RJ.

Chegou ao São Paulo com 20 anos, em 1947, e formou um time ofensivo de muita qualidade, jogando com Friaça, Leônidas da Silva, Remo e Teixeirinha. No São Paulo, ganhou o apelido de “Diabo Loiro”.

Seus títulos pelo Tricolor foram no Campeonato Paulista, em 1948 e 1949. No primeiro, a disputa foi intensa com o Santos, e o São Paulo só garantiu o título (seu quinto na história), na última rodada, quando venceu o Nacional por 4×2, no Pacaembu. Ponce marcou dois gols naquela final, os outros foram marcados por Leônidas da Silva e Remo.

Já em 1949, o São Paulo conquistou seu segundo bicampeonato Paulista com uma das melhores campanhas da história do clube e da competição, perdendo apenas dois jogos em 22 disputados, vencendo com uma rodada de antecedência. O título veio contra o Santos, em uma vitória por 3×1, com gols marcados por Teixeirinha e Friaça duas vezes.

Com a camisa do São Paulo, Ponce de Leon fez 107 jogos ao longo da sua carreira, e teve bom aproveitamento, foram 70 jogos vencidos, 17 empates e 20 derrotas, marcando 52 gols pelo Tricolor.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia
Comente!