Oscar no São Paulo em 2024? O que há de real no rumor?

Nos últimos dias, vem circulando nas redes sociais e nos meios esportivos, um rumor sobre o meia Oscar no São Paulo novamente.

Essa especulação gerou barulho entre os torcedores Tricolores, mas será que há algum fundamento nessa história? Vamos analisar alguns fatos para entender melhor o cenário.

“Novo Kaká”, por onde anda Oscar hoje?

Oscar no São Paulo - Foto: saopaulofc.net
Oscar no São Paulo – Foto: saopaulofc.net

Revelado pelo São Paulo, Oscar dos Santos Emboaba Júnior, atualmente está atuando no futebol chinês, no clube Shanghai SIPG.

Tido por muitos como a grande joia da base são-paulina depois de Kaká, Oscar deixou o Tricolor em 2010, após uma longa disputa na justiça, a caminho do Internacional.

“Na minha visão é triste [a saída do São Paulo]. Eu era a maior promessa, tinha tudo pra ter no São Paulo o destaque que eu tive no Inter e na seleção, por exemplo. Mas infelizmente foi meio chato. O contrato que não estava batendo, estava errado. Ficamos um ano falando que estava errado, teve uma hora que meu empresário falou ‘se vocês não arrumarem, ele vai sair’. O São Paulo falava que estava tudo certo. Eu não queria sair, mas não acertaram o que estava errado”, contou Oscar em entrevista ao canal Desimpedidos.

Veja dois trechos dessa entrevista realizada no ano passado:

Após passar com destaque pelo clube gaúcho e pelo Chelsea, o meia decidiu se aventurar no futebol asiático em 2016 e desde então, tem sido uma peça importante na equipe chinesa, conquistando 2 títulos nacionais e uma supercopa chinesa.

Analisando os fatos: seu salário atual é astronômico

Uma das razões pelas quais o boato sobre Oscar no São Paulo surgiu é o fato de que o jogador pode encerrar sua passagem pela China, quando seu contrato se encerrar, daqui a alguns meses.

O jornalista Flávio Prado também declarou em julho do ano passado, que além de James Rodríguez, o São Paulo também fez contato com Oscar, naquele momento.

No entanto, é importante ressaltar que o meia recebe um dos maiores salários do futebol mundial, o que torna sua contratação inviável para os clubes brasileiros, incluindo, claro, o São Paulo.

Atualmente, o jogador recebe 24 milhões de euros (cerca de R$ 128 milhões) por temporada.

Ciente de que tem um padrão financeiro impossível para uma negociação com muitos clubes no mundo, Oscar estaria disposto a receber um salário menor para deixar a China e uma das possibilidades, seria um retorno ao Brasil.

Recentemente, o atleta teve seu nome envolvido em um empréstimo ao Flamengo e houve um rumor no Internacional, mas nenhuma negociação avançou.

Oscar no São Paulo? O meia já declarou querer voltar ao Chelsea

Oscar nos tempos de Chelsea — Foto: Reuters
Oscar nos tempos de Chelsea — Foto: Reuters

Outro ponto que precisamos levar em consideração é que Oscar já expressou seu desejo de retornar ao Chelsea, clube no qual teve grande destaque e conquistou títulos importantes.

Em entrevistas recentes, o jogador afirmou que ainda tem muito carinho pelo clube inglês e que gostaria de voltar um dia.

“Para encerrar minha carreira, gostaria de voltar ao Chelsea. Construí lá uma história linda e fui para a Premier League muito jovem, numa época em que os torcedores não confiavam tanto nos jogadores brasileiros. Eu ajudei a mudar isso. Estarei um pouco mais velho quando tentar esta mudança novamente, mas sinto que ainda há lugar para mim no Chelsea”, afirmou Oscar ao “The Guardian“.

A não ser que o jogador tenha interesse em retornar ao Brasil e especificamente ao São Paulo neste momento, o cenário geral apresenta muitos obstáculos e parece pouco provável que se concretize.

Analisando esses fatos, podemos dizer que, por enquanto, rever Oscar no São Paulo parece ainda um rumor sem muitos fundamentos concretos.

O jogador segue na China recebendo um salário astronômico e já demonstrou desejo de retornar ao Chelsea. Embora a especulação tenha gerado certa empolgação e até revolta entre alguns torcedores, é importante separar a realidade dos boatos que circulam nas redes sociais.

Só nos resta aguardar para ver o que o futuro reserva para o meio-campo Oscar. Continuaremos apurando e acompanhando.

Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia
2 comentários