Zubeldía no São Paulo. Como jogava a LDU do treinador?

Foto: Rodrigo Buendia/AFP

O São Paulo fechou a contratação do técnico argentino Luis Zubeldía, na manhã desta sexta-feira. O treinador de 43 anos estava livre no mercado após deixar a LDU, do Equador, ao final da última temporada.

O treinador ainda não foi oficializado pelo clube, mas deve chegar em São Paulo neste sábado para firmar o contrato com o Tricolor.

Diante da chegada do argentino, viemos esclarecer uma dúvida dos torcedores são-paulinos: como jogava a LDU de Luis Zubeldía no ano passado?

LDU em 2023

Na última temporada, Zubeldía conquistou os primeiros títulos de sua carreira: a Copa Sul-Americana e a Liga Pro do Equador. Em 2023, o treinador teve 65.2% de aproveitamento, vencendo 25 partidas de 46 disputadas, 15 empates e apenas seis derrotas. Além disso, marcou 74 gols e sofreu 30.

Como a LDU defendia?

A defesa é o grande pilar dos trabalhos do Luis Zubeldía. O treinador argentino é adepto do 4-4-2 com duas linhas de quatro e busca pressionar a saída de bola do adversário, usando os dois atacantes para marcar os zagueiros e impedir a circulação de bola do rival.

Para a saída de bola, a equipe variava de passes curtos com os volantes e ligações diretas em função dos seus atacantes.

Como a LDU atacava?

O ataque da LDU era limitado em ideias. A equipe se organizava no mesmo 4-4-2 em linha. O time não costumava trocar muitos passes e buscava sempre o passe para frente o mais rápido possível.

A equipe iniciava suas jogadas com os laterais e pontas bem abertos e a aproximação de um volante junto dos zagueiros. Com a equipe distante, frequentemente eram utilizados lançamentos e inversões longas. A intenção, porém, não era lançar todas as bolas, e sim construir curto através das laterais do campo.

Vale destacar que até mesmo quando a jogada se desenrolava bem pelos corredores, a equipe acabava finalizando o lance em um cruzamento, na tentativa de aproveitar os dois atacantes posicionados dentro da área.

Compartilhe esta notícia
Comente!