Copa Intercontinental é mundial: FIFA acaba com discussão em documento oficial

FIFA

Todo mundo tem um parente ou amigo mal intencionado, que geralmente não sabe ou não quer ler, mas insiste em encher o saco como se a FIFA não reconhecesse que a Copa Intercontinental é mundial.

A mentira ganha ainda mais peso quando você encontra alguns sites e canais que gostam de criar polêmica com o assunto e replicam parte da história para ganhar acessos.

Como nosso compromisso é com a verdade, não dependemos de aval ou diminuímos as conquistas de todos os clubes campeões mundiais de 1960 a 2004, pelo fato da FIFA não ter reconhecido isso no passado.

De qualquer forma, como a verdade precisa ser esclarecida e repassada, entramos em contato com a FIFA e vasculhamos o site deles em busca de algum documento oficial.

IMG 20150310 WA0006 | Arquibancada Tricolor
Resposta da FIFA a email que enviamos sobre a Copa Intercontinental em 2007

Copa Intercontinental é mundial, mas onde está escrito?

Eis que nas páginas do Mundial de Clubes organizado pela entidade, desde 2017, consta um documento oficial contando a história do torneio, cobrindo detalhes e confirmando que a Copa Intercontinental é mundial sim.

FIFA 00 | Arquibancada Tricolor
Site oficial da FIFA, na página do Mundial de Clubes de 2018

Desde julho de 2023, há um artigo sobre a Copa Intercontinental, na qual a FIFA menciona que: In 2017, FIFA retroactively recognised the Intercontinental Cup as an official tournament, accepting it as Club World Cup’s precursor, and declaring the winner of each edition the world champion for that year.

Traduzindo: “Em 2017, a FIFA reconheceu retroativamente a Copa Intercontinental como torneio oficial, aceitando-a como precursora da Copa do Mundo de Clubes e declarando o vencedor de cada edição o campeão mundial daquele ano.”

Copa Intercontinental é mundial, segundo a FIFA
Artigo no site da FIFA sobre a Copa Intercontinental, cujos vencedores, são oficialmente nomeados como campeões mundiais

Há ainda o documento intitulado “Statistical Kit – FIFA World Club Cup” publicado desde 2017, que traz informações com estatísticas do campeonato e a história da disputa. Mais precisamente, na página 13 do documento, há uma explicação sobre a Copa Intercontinental.

FIFA 02 | Arquibancada Tricolor
Documento oficial da FIFA sobre os Mundiais de Clubes

O trecho em destaque diz: “In 2017 the FIFA Council approved the decision to recognise all European and South American teams that won the Intercontinental Cup/Toyota Cup – played between 1960 and 2004 – as club world champions.”

Na tradução do inglês: “Em 2017, o Conselho da FIFA aprovou a decisão de reconhecer todos os times Europeus e Sul-Americanos que venceram a Copa Intercontinental/Toyota Cup – disputada entre 1960 e 2004 – como clubes campeões mundiais.”

Reportagem no Jornal Nacional sobre o reconhecimento oficial da FIFA

Citação no Jornal Nacional em 2017

Fim da discussão, se é que alguém ainda discutia…

Portanto, isso encerra de vez, qualquer debate com torcedores de clubes que não tiveram capacidade de igualar ou superar as glórias do São Paulo.

Logicamente, o aval da FIFA não aumenta ou diminui em nada as conquistas do Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo no período entre 1960-2004, mas não podemos deixar uma mentira ser replicada.

O Arquibancada Tricolor sempre vai trazer informações embasadas em fontes reais, confiáveis e comprovadamente verdadeiras para esclarecer aos torcedores mais jovens ou àqueles que acabam não encontrando argumentos para rebater os mentirosos.

A Copa Intercontinental é mundial sim!

Campeão Mundial 2005 04 | Arquibancada Tricolor
São Paulo Futebol Clube, o único brasileiro Tricampeão Mundial

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia