Em entrevista ao Bruno Grossi, do site Uol, Dorival Junior disse sobre sua convicção em Cotia e lançamento de jovens no time principal na atual temporada. Cada vez mais presente a transição entre Cotia e profissional nunca foi tão forte quanto nos últimos anos. Nessa temporada o comandante subiu oitos garotos da base, esse número ainda pode crescer, totalizando 18 jogadores vindo da base no atual elenco.
Perguntado sobre a falta de oportunidades a jovens em outros times, e a forma de que se passa para se lançar jogadores, Dorival disse “Me desculpa. Aí é uma questão de coragem, de ter sensibilidade e acreditar no trabalho de garotos que não tenham talvez o nome, a experiência e a vivência de outros profissionais. Não é característica de equipe, não é necessidade de equipe. Até porque já lancei jogadores onde eu tinha outras opções, já lancei onde faltavam opções. Tudo é questão de acreditar neste tipo de trabalho acima de tudo e ter a sensibilidade de, de repente, no momento certo, na hora e no instante que esse atleta esteja e você o sinta preparado, você apenas dê o empurrão necessário para que ele possa seguir.” Mostrando segurança no trabalho que está sendo desenvolvido pela comissão técnica. Falando também sobre a forma que é o trato com jovens no cotidiano o comandante tricolor falou: Eu nunca achei que você tirasse alguma coisa de alguém no grito, no palavrão. Nas ações bruscas. Acho que esse não é o caminho. Eu prefiro acreditar que de uma maneira educada, equilibrada, mas com rigor, você consiga atingir os objetivos que qualquer outro tipo de ação lhe desse. Assim deve acontecer. A educação começa desde que você entra no CT. “
Falando em base, não podíamos falar da maior aposta do clube para esse ano. O atacante Brenner, 18, o treinador comentou sobre expectativa sobre o jovem, “ Se o Brenner mantiver tudo o que vem nos mostrando, não tenho dúvidas de que será um grande jogador, um jogador para grandes times europeus. Ele tem um potencial de definição muito bom, inteligência para jogar futebol.” A promessa já tem dois gols no profissional, sendo um no clássico, e é já titular do time do tricolor do Morumbi.
Por Caio Brito