GRUPO DA ALTITUDE: Conheça os adversários do São Paulo na Sul-Americana

Foto: Divulgação/Conmebol

O São Paulo já conhece os seus adversários da primeira fase da Copa Sul-Americana de 2022. O sorteio foi realizado na sexta-feira (25) pela Conmebol e definiu o Tricolor no grupo D, ao lado de Jorge Wilstermann, da Bolívia, Ayacucho, do Peru e Everton, do Chile. Segundo as metas definidas pelo time do Morumbi para esta temporada, o objetivo no torneio continental é chegar à final – assim como no Paulistão.

Conheça os adversários do São Paulo.

Jorge Wilstermann

A equipe boliviana do Jorge Wilstermann tem esse nome por homenagear o primeiro aviador do país, morto em um acidente aéreo no ano de 1936. O clube teve a honra de fazer parte do primeiro jogo da história da Libertadores, contra o Peñarol, quando ainda se chamava Copa dos Campeões da América, em 1959.

O Jorge Wilstermann, apesar de ser o terceiro time com mais títulos bolivianos, atualmente ocupa a penúltima posição do grupo B do Apertura, com apenas 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Seu estádio é o Félix Capriles, com capacidade de 32.303 pessoas e fica a 2506 metros de altitude – considerável, mas bem mais amena do que em La Paz, que tem 3600 metros de altitude.

O time passou um grande sufoco para chegar ao grupo do São Paulo. Após aplicar uma goleada por 4×0 na primeira fase do mata-mata da Copa Sul-Americana, a equipe acabou sofrendo um revés de 3×0 na volta para o Aurora.

São Paulo e Jorge Wilstermann se enfrentaram na lendária Libertadores de 1974. O Tricolor venceu por 5×0, no estádio do Morumbi, com 3 gols de Pedro Rocha.

Ayacucho

O Ayacucho é um time peruano com fundação bastante recente – foi criado enquanto o São Paulo comemorava seu tricampeonato brasileiro seguido, em 2008. Em 2021, a equipe fez a sua primeira participação na história da Copa Libertadores e enfrentou um brasileiro: o Grêmio. O time acabou perdendo ambas as partidas, somando 8×2 no agregado.

O mando de campo do Ayacucho é no estádio Estádio Ciudad de Cumaná, cuja cidade fica a 2746 metros acima do mar. Contudo, na edição passada da Libertadores, o time escolheu o estádio de outra cidade, Cusco, que fica a 3.399 metros acima do mar. O time disputou as edições de 2012, 2013 e 2014 da Copa Sul-Americana sob o nome de Inti Gas.

Para cair no grupo do Tricolor, o Ayacucho eliminou o Sport Boys Association na primeira fase do torneio, vencendo em casa por 2×0 e tomando 3×2 fora de casa – em um jogo com duas expulsões.

Everton

O peruano Everton, que ocupa atualmente a sétima colocação do campeonato chileno, é um clube antigo: foi fundado em 1909 por imigrantes ingleses na província de Valparaíso. O time é tetracampeão chileno e campeão da Copa Chile de 1984.

O clube manda seus jogos no estádio Sausalito, que fica localizado em Viña del Mar e tem capacidade para 25 mil pessoas. O local foi sede da Copa América de 2015, sediando, inclusive, dois jogos da Seleção da Argentina.

Para chegar ao grupo do São Paulo, o Everton foi eliminado pelo Independiente da Libertadores, perdendo os dois jogos pelo placar mínimo – 1×0.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia