Jogo do “Se…”: Maicon não fosse expulso na semifinal da Libertadores de 2016

Foto: Miguel Schincariol

Há algum tempo, comentávamos aqui na equipe sobre alguns episódios e situações na história do São Paulo, onde o “Se…” aparecia. Se tivéssemos vencido o Velez em 94, se Telê não tivesse adoecido e mais.

Surgiu então a ideia de criar alguns tópicos para brincar um pouco aqui com a imaginação e com o que poderia ter acontecido em algumas passagens importantes.

Contexto: Voltamos ao ano de 2016…

Depois de passar pela pré-libertadores, o São Paulo entrou no grupo 1 da Libertadores daquele ano juntamente com o River Plate, da Argentina, Trujillanos, da Venezuela, e The Strongest, da Bolívia.

Os primeiros três resultados somaram apenas dois pontos na competição visto que o Tricolor sofreu uma derrota em casa já na estreia para o The Strongest por 1×0, depois empatou duas seguidas como visitante por 1×1 contra River Plate e Trujillanos.

No returno, o São Paulo começou com a maior goleada da história da equipe na Libertadores, quando venceu os venezuelanos no Morumbi por 6×0, com quatro gols de Calleri. E, na semana seguinte, o argentino deixou mais dois na vitória contra o River Plate por 2×1.

Com esses resultados, o Tricolor precisava de um empate para se classificar para as oitavas. E foi exatamente o que aconteceu. Em uma partida emocionante do começo ao fim, o São Paulo foi até La Paz e viu o time da casa sair na frente do placar. Todavia, o empate aconteceu com gol de cabeça de Calleri no finalzinho do primeiro tempo.

Já nos acréscimos, o goleiro Denis foi expulso por tomar o terceiro cartão amarelo, fazendo com que o nosso protagonista dessa matéria, o zagueiro Maicon, assumisse o gol Tricolor. Tensão nos últimos momentos da partida e classificação do São Paulo para as oitavas.

Pela fase de mata-mata, o São Paulo venceu bem o Toluca na partida de ida das oitavas por 4×0 e perdeu a de volta por 3×1, classificando-se pelo saldo de gols.

Nas quartas, a equipe Tricolor enfrentou o Atlético Mineiro e venceu o primeiro jogo por 1×0 e foi até o Horto e perdeu por 2×1, gol feito por ele, Maicon. Mesmo com a derrota, o Tricolor estava nas semifinais devido ao gol feito fora de casa.

Enfim, chegaram as semifinais…

Era noite de 6 de julho de 2016 e o adversário era o Atlético Nacional, da Colômbia, e o técnico Edgardo Bauza escalou o time dessa forma para entrar em campo pelo jogo de ida no Morumbi: Denis, Bruno, Maicon, Rodrigo Caio, Mena, Tiago Mendes, João Schmidt, Wesley, Ytalo, Michel Bastos e Calleri.

O São Paulo colocou pressão pra cima dos colombianos e tentava abrir o placar, mas o primeiro tempo terminou em 0x0 com 57% de posse de bola para os donos da casa e sete finalizações. A torcida marcou presença forte com mais de 61 mil torcedores lotando as arquibancadas do estádio do Morumbi.

sao paulo 04 | Arquibancada Tricolor
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Na segunda etapa, muitas emoções estavam por vir.

Aos 28 minutos, Maicon foi expulso por ter “empurrado” Miguel Borja na frente do árbitro. Foi nesse momento que tudo pareceu desandar para o time do Morumbi.

sao paulo 02 | Arquibancada Tricolor
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Depois de 36 minutos de toda a confusão, o mesmo Miguel Borja abriu o placar para o Atlético Nacional. E, como se não desse pra piorar, aos 43 minutos, Borja amplia e fecha o placar no Morumbi, deixando o Tricolor com uma péssima desvantagem para o jogo de volta na Colômbia.

Por fim, em um jogo também repleto de muitas polêmicas, Borja fez dois gols na vitória do Atlético Nacional por 2×1, classificando-os para a final da Libertadores, a qual eles viriam a ser os campeões.

Todavia, contudo, entretanto…o título da nossa matéria é outro!

Vamos voltar aos 28 minutos do segundo tempo da partida no Morumbi e vamos imaginar: “E se o Maicon não tivesse sido expulso?”.

Não podemos prever o que iria acontecer e nem voltar para aquela fatídica noite, infelizmente. No entanto, podemos sim imaginar algumas possibilidades. Afinal, será que se o nosso zagueiro e capitão não tivesse sido expulso nós teríamos tomado aqueles dois gols no Morumbi?

Caso tivéssemos empatado em 0x0 no Morumbi não conseguiríamos fazer o resultado na Colômbia e então ir para a tão almejada final e seguir na busca pelo tetra da América?

A final seria contra o Independiente Del Valle que o Atlético Nacional enfrentou e empatou na primeira partida fora de casa por 1×1 e venceu a segunda por 1×0, ganhando a Libertadores pela segunda vez na história e cravando a vaga para o Mundial de Clubes.

É, torcedor são-paulino, tudo poderia ter sido diferente. O zagueiro Maicon foi decisivo na partida contra o The Strongest, ao assumir de maneira segura o gol nos minutos finais da partida que deram a classificação ao Tricolor e, também, ao fazer o gol contra o Atlético Mineiro que levou o São Paulo às semifinais contra o Atlético Nacional de Miguel Borja que nos eliminou.

Não foi só isso que impediu o São Paulo de avançar para as finais e nem é a intenção também culpar o Maicon pelo ocorrido, de maneira alguma. Como ressaltamos acima, ele foi muito importante ao decorrer da campanha Tricolor nessa edição da Libertadores.

Muito nos lembramos também de um pênalti não marcado contra o São Paulo na segunda partida o que mudaria todo o contexto do jogo.

O objeivo era só imaginar caso Maicon não tivesse sido expulso se por acaso hoje não seríamos tetra da Libertadores e, quem sabe, do Mundial.

Enfim, deixe a sua opinião e fique ligado para mais textos da série “E se…”

Foto: Miguel Schincariol

Compartilhe esta notícia