Jogos da Libertadores e da Sul-Americana 2023 contaram com VAR com conexão remota

Foto: Conmebol

Em cinco partidas da Libertadores e Sul-Americana 2023, o VAR teve conexão remota do Centro de Treinamento Tecnológico de Arbitragem da CONMEBOL (CETA), em Luque, no Paraguai, com as cidades de Porto Alegre, La Plata, Buenos Aires e Rio de Janeiro.

A entidade já havia realizado alguns testes-pilotos em edições passadas, porém, nas partidas realizadas na semana passada pelas competições internacional foi possível a utilização deste método em jogos oficiais, com isso, tornando-se a primeira Confederação do Mundo a centralizar seu Árbitro Assistente de Vídeo (VAR).

Em nota, a CONMEBOL destaca as vantagens deste procedimento: “Isso trará grandes benefícios para a arbitragem da CONMEBOL, principalmente no campo financeiro, com a redução de longas viagens dos árbitros para diferentes partes do continente e evita-se a instalação de cabines de VAR nas proximidades do estádio”.

Inaugurando em 2019, o CETA conta com alta tecnologia e é um centro de desenvolvimento técnico de árbitros, aos quais os detalhes da estrutura você confere no vídeo abaixo:

Caso não consiga visualizar clique aqui.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia