Caro torcedor Tricolor, você se lembra de quando as arquibancadas do Morumbi eram divididas por cores? Não faz tanto tempo né?
Até hoje, muitos se referem aos setores de arquibancadas pelas cores, pois é um jeito mais fácil de se localizar, já que hoje, todo o estádio tem a cor vermelha nos assentos e sinalizações.
Há algum tempo, conversando com a nossa equipe, comento que em estádios pelo mundo, vemos homenagens a grandes ídolos do clube, com setores importantes recebendo nomes desses gigantes.
Por que o São Paulo demora para homenagear de verdade alguns ídolos?
Sempre vem uma pergunta quando penso nisso: Por que o São Paulo demora tanto para eternizar alguns ídolos?
Quantos nomes não merecem uma estátua no Morumbi? E um setor de arquibancada homenageando um dos grandes de nossa história?
Não faltam ídolos na história do São Paulo Futebol Clube, mas precisou partir de um conselheiro, a iniciativa de criar uma calçada da fama para homenagear alguns nomes, por exemplo.
O conselho do clube, por questões políticas, foi capaz de aprovar rapidamente a criação de um busto para Juvenal Juvêncio em 2012 por questões e agrados políticos, mas não o faz para ídolos que merecem há tempos.
Um clube com tanta história, não pode deixar de homenagear nomes como Friedenreich, Leônidas, Sastre, Poy, Roberto Dias, Gerson, Pedro Rocha, Chicão, Waldir Peres, Careca, Muller, Raí, Telê Santana, Rogério Ceni.
Como fazem outros clubes?
É muito comum ver em estádios pela europa, arquibancadas com nomes de ídolos, como nessa foto acima, no Old Trafford, casa do Manchester United, homenageando Sir Bobby Charlton, um dos maiores da história.
Não apenas na europa, mas nossos vizinhos aqui na Argentina também tem um bom exemplo. O Clube Atletico Independiente, renomeará seu estádio (antes chamado de “Libertadores de América”) para “Ricardo Enrique Bochini”, o maior jogador da história do clube.
As arquibancadas também receberão nomes de outros dois ídolos do clube, “Miguel Ángel Santoro” e “Ricardo Pavoni”.
Como poderíamos começar aqui no Morumbi?
Logicamente, alguns nomes merecem uma estátua no Morumbi, mas e se o clube começasse pelo menos já mudando os nomes das arquibancadas?
Quem chega no Morumbi pela primeira vez, não tem ideia de qual era a arquibancada amarela, vermelha, azul ou laranja. E então setor norte, sul, leste e oeste?
E se o clube escolhesse 4 grandes nomes de sua história para dar nome aos setores mais famosos do Morumbi? Que tal algo assim?
Aqui, segue apenas uma sugestão de nomes que são gigantes na história do São Paulo. Alguns mais jovens podem não conhecer ou até questionar a substituição por outros, mas reforço que é uma sugestão minha.
Comente abaixo o que você acha dessa ideia e quais nomes você colocaria, caso concorde com esse tipo de homenagem no Morumbi!
Abraço!