O fator Hernanes

2943 crop galeria | Arquibancada Tricolor

Sempre é muito difícil atribuir a apenas um ou dois jogadores, a melhora de uma equipe. Casos de craques como Messi, Cristiano Ronaldo e outros poucos, não são tão frequentes, mas a importância destes jogadores em suas equipes é indiscutível.

Mesmo quando uma equipe não pode contar com um nome deste peso, ela pode se beneficiar muito bem de jogadores que tem um nível acima da média.

O inconstante São Paulo de 2017 passou por diversas turbulências, porém, no momento que mais precisou, enquanto brigava com crises internas e o fantasma do rebaixamento, teve um fator decisivo: Hernanes.

O jogador que deixou saudades quando saiu em 2010, com títulos e marcas pessoais (foi inclusive considerado o jogador mais promissor do mundo pelo jornal inglês “The Times” em 2009), voltava em 2017 com 32 anos e vindo da China, sem jogar com regularidade, após um último ano bem discreto na Juventus da Italia. Alguns, chegaram a enxergar seu retorno com muita desconfiança, mas grande parte da torcida Tricolor ficou bastante empolgada e se viu com a razão.

Logo no início, uma reestreia em um jogo memorável, com vitória de virada sobre o Botafogo no Engenhão e uma sequêcia incrível de 7 gols em 7 jogos.

Com a sua chegada, embora o time ainda enfrente algumas oscilações, é inegável que mostra evolução dentro e fora de campo. Por ser um jogador com história no clube e com bastante bagagem internacional, o Profeta é mais um que serve de bom exemplo aos demais e é o principal responsável pela mudança de postura e de resultados do Tricolor.

Em todos os quesitos, houve uma participação e interferência positiva do profeta. Veja alguns dados (obtidos com a Footstats):

001 10 | Arquibancada Tricolor
(Clique para ampliar)

002 1 | Arquibancada Tricolor
(Clique para ampliar)

Sua influência no desempenho de ataque da equipe também é perceptível. Após rodadas com grandes dificuldades em marcar gols, desde a chegada de Hernanes, o time não marcou gols apenas no jogo contra o Atlético-MG:

003 | Arquibancada Tricolor
(Clique para ampliar)

004 | Arquibancada Tricolor
(Clique para ampliar)

Logicamente, nomes como Jucilei, Petros, Cueva (que voltou a jogar em bom nível), Arboleda, Rodrigo Caio (também voltando a atuar com segurança) e outros, são muito importantes, mas podemos cravar que se não fosse a chegada do Profeta, o São Paulo estaria em posição muito pior no campeonato.
Nada acabou e ainda temos paradas difíceis pela frente, mas se hoje respiramos mais tranquilos, devemos agradecer a Hernanes. Resta a nossa torcida para que ele permaneça mais tempo no Tricolor (seu contrato de empréstimo vai até Julho/2018).

E você, qual sua opinião?
Concorda que devemos esta pequena reação a Hernanes?

Deixe seu comentário!

Compartilhe esta notícia