O São Paulo e a Copa de 1982

A seleção de 1982 é, sem sombra de dúvidas, umas das maiores da história do futebol. O time com mais jogadores naquela Copa era o São Paulo: Waldir Peres, Oscar, Renato e Serginho Chulapa.

Mas o que poucos sabem, é que poderia ter tido ainda mais jogadores do Tricolor naquele lendário time. A escalação base de 1982 era: Waldir Peres, Getúlio, Oscar, Darío Pereyra e Marinho Chagas; Everton, Almir  e Renato; Mário Sérgio, Zé Sérgio e Serginho.

Esse time comandado por José Poy era uma verdadeira seleção. Antes da convocação final de Telê Santana, todos os jogadores do São Paulo estavam na Seleção Brasileira, com exceção de Everton e Almir.

Acontece que pelo bairrismo muito presente na época, muitos jogadores foram sacados na convocação final. Mário Sérgio se desentendeu com Telê e foi preterido. Zé Sérgio foi sacado para a entrada de Éder Aleixo. Marinho Chagas não foi para ir Edinho. Getúlio foi barrado e Edevaldo convocado, ou seja, poderíamos ter tido 8 jogadores na lendária seleção de 1982.

Naquele tempo, a ainda CBD era muito ligada aos times do Rio, e não era bom ter tantos jogadores paulistas na seleção. Apesar do nosso grande time, infelizmente, não conseguimos conquistar nenhum título. Fomos vice-paulista, e perdemos nas quartas-de-finais do Brasileiro para o Guarani.

O importante mesmo foi destacar que tínhamos uma seleção cheia de craques defendendo as nossas cores, e não fosse o velho bairrismo, poderíamos ter sido a base da maior seleção brasileira da história.

Por Victor Vasques

Compartilhe esta notícia