O São Paulo vai disputar o novo Mundial de Clubes da FIFA?

Mundial de Clubes FIFA - Foto: FIFA/Divulgação

Muitos torcedores tem questionado nas redes sociais se o São Paulo poderá jogar o novo Mundial de Clubes da FIFA, que a partir de 2025, reunirá 32 clubes do planeta.

A dúvida começou a aparecer devido a algumas publicações terem informado que além dos campeões da Libertadores, a CONMEBOL vai definir algumas vagas pelo seu ranking de clubes, onde o Tricolor está bem posicionado e pode subir mais.

Como funciona esse ranking?

Primeiro é importante entender como funciona esse ranking de clubes da CONMEBOL, que soma pontos pelo desempenho dos clubes que jogam a Libertadores e a Copa Sul-Americana.

O ranking serve para definir os sorteios nas competições e os critérios levados em conta, basicamente são: O peso histórico de cada clube na Libertadores e Sul-Americana, o desempenho nos últimos 10 anos nas duas competições e, logicamente, o título, que atribui boa pontuação.

Como o São Paulo é um dos clubes mais tradicionais na Libertadores (com 3 títulos e 6 finais) e na Sul-Americana (1 título e 1 vice-campeonato), já possui uma alta pontuação no critério de peso histórico.

Embora sem título recente, nos últimos 10 anos, o São Paulo disputou uma semifinal da Libertadores e duas semifinais e uma final da Sul-Americana e isso garante também uma boa pontuação no ranking.

Qual a classificação atual do São Paulo no Ranking da Conmebol?

Somando os critérios acima, o São Paulo aparece atualmente no 9º lugar do ranking de clubes da CONMEBOL, publicado no final do ano passado, válido para definições de sorteios em 2023.

ranking1 | Arquibancada Tricolor

Como o Tricolor disputará a Libertadores de 2024, ele pode subir neste ranking, caso faça uma boa campanha. Atualmente, excluindo Palmeiras e Flamengo (que ganharam a Libertadores recentemente), o São Paulo está atrás somente de Grêmio e Athletico-PR.

E como a FIFA definirá os participantes do Mundial de Clubes em 2025?

O Real Madrid é o clube com o maior número de títulos mundiais: 8 taças.
Foto: Manu Fernandez/AP
O Real Madrid é o clube com o maior número de títulos mundiais: 8 taças. Foto: Manu Fernandez/AP

Já noticiado em vários canais, não é novidade que a FIFA mudará o formato do Mundial de Clubes em 2025, contando agora com 32 clubes de todo o planeta e será disputado nos EUA, como teste para a Copa do Mundo FIFA de 2026.

O número de vagas para cada confederação continental já estão definidas e os campeões da Libertadores de 2021 e 2022, já estão garantidos: Flamengo e Palmeiras.

Se esses dois clubes ganharem outra Libertadores, a vaga será redistribuída de acordo com o ranking da CONMEBOL e aí as dúvidas surgiram.

Existe uma regra que limita apenas dois clubes por país. A exceção acontece se eles forem campeões continentais. Ou seja, como o Brasil já tem dois clubes classificados, nenhum outro brasileiro poderá participar do Mundial por meio do ranking da CONMEBOL, apenas se vencer uma das próximas edições da Libertadores (em 2023 ou 2024).

Portanto, o Fluminense, pode garantir vaga no mundial, caso vença o Boca Juniors na final da Libertadores de 2023 e o São Paulo só conseguirá participar da competição da FIFA, caso seja o campeão continental em 2024.

Quem já está classificado para o novo Mundial de Clubes da FIFA 2025?

A CONMEBOL tem direito a 6 vagas para o novo Mundial de Clubes, que foram reservadas para os campeões da Libertadores de 2021, 2022, 2023, 2024 e outras 2 vagas pelo Ranking, conforme descrito acima.

Conforme explicamos, Flamengo, Palmeiras e Fluminense ou Boca Juniors já estão garantidos. Segundo o ranking atual, Boca Juniors (caso não vença a Libertadores 2023), Nacional e Peñarol, seriam os clubes disputando as 2 vagas restantes. Porém, ainda será preciso aguardar mudanças no ranking em 2024.

São Paulo - Campeão Mundial de 2005
São Paulo FC, único clube brasileiro Tricampeão mundial de clubes

A UEFA terá 12 vagas, contando com Chelsea, Real Madrid e Manchester City garantidos e aguardando o campeão da Champions 2023-2024 e 8 vagas do Ranking da UEFA.

A CONCACAF (com Monterrey, Seattle Sounders, León e o Campeão de 2024), CAF África (com Al-Ahly, Wydad Casablanca, o campeão 2023-2024 e um do ranking local), AFC Ásia (com Al-Hilal, Urawa Red Diamonds, o campeão 2023-2024 e um do ranking local) terão 4 vagas, enquanto a OFC (Oceania) e os EUA (país-sede) terão direito a 1 vaga.

Será um torneio muito mais difícil para um clube sul-americano voltar a vencer, mas sem dúvidas, mais atrativo para assistirmos em relação ao formato atual.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia