Como todos sabem, o Campeonato Brasileiro utiliza o formato de pontos corridos desde 2003, ano em que o Cruzeiro sagrou-se o campeão brasileiro daquela temporada. Até 2002, haviam a primeira e a segunda fase, onde os 8 melhores colocados se enfrentavam em quartas de final, semi-final e final.
Para muitos, o esquema de pontos corridos é mais justo, para outros, o de mata-mata traz mais emoção. A verdade é que ambos estão corretos. O sistema de pontos corridos visa a regularidade das equipes, enquanto o mata-mata visa um único jogo como o primordial, já que em caso de derrota, o time é eliminado do campeonato em questão.
Desde 2003, portanto, estamos sem “finais” no Campeonato Brasileiro. Não podemos mais dizer que “meu time venceu o outro na final do Brasileirão do ano passado”, por exemplo. No entanto, o jogo de logo mais, às 18h00, pode resgatar um pouco deste sentimento.
São Paulo e Palmeiras se enfrentam hoje (06) às 18h00, no Morumbi. A partida é válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro e, após esta, faltarão mais 10 jogos para a definição do campeão, classificados para a Libertadores, para a Sul-Americana e quais os 4 clubes rebaixados para a Série B (isto sem considerar eventuais antecipações devido à determinadas pontuações). Mas o que isto tem a ver com finais? Bem, ambos os rivais disputam o título brasileiro de 2018. Cada ponto é importantíssimo, o Palmeiras lidera o campeonato com 53 pontos, enquanto o São Paulo está em 4º lugar, com apenas um pontinho a menos.
Resumindo, o jogo de hoje pode ser considerado uma final, ou o famoso jogo de seis pontos, já que um ganha três e o outro deixa de ganhar estes três. Desde 2008, quando São Paulo e Palmeiras se enfrentaram nas semi-finais do Paulista (com Adriano Imperador com a camisa 10 Tricolor), um Choque-Rei nunca teve tanta importância quanto o de hoje.
Diego Aguirre terá força máxima a disposição pela primeira vez depois de SETE rodadas. Éverton está de volta após lesão, não temos nenhum titular suspenso por cartões e ainda teremos reforços da base num jogo que promete encher o Morumbi, já que há quase 50.000 ingressos vendidos (última parcial divulgada foi de 46.000, há cerca de 2 dias).
Confira a provável escalação do São Paulo:
Desfalque: Araruna (machucado)
Pendurados: Anderson Martins, Hudson, Tréllez e Bruno Peres