O Prêmio Diamante Negro foi divulgado pelo São Paulo nesta segunda-feira, 20 de novembro de 2023, Dia da Consciência Negra, com o propósito de enaltecer e incentivar ações de combate à intolerância e promover contribuições para a sociedade.
O projeto tem relação com a parceria do Tricolor com o Observatório da Discriminação Racial e tem como propósito fortalecer o respeito e a pluralidade dentro e fora dos gramados.
Como vai funcionar o Prêmio Diamante Negro?
A entrega do primeiro Prêmio Diamante Negro está prevista para acontecer pela primeira vez no dia 20 de novembro do ano que vem e vai homenagear pessoas de três categorias:
- Uma personalidade ligada ao esporte
- Uma pessoa que tenha desenvolvido uma ação de cidadania no terceiro setor
- Um colaborador do São Paulo
A escolha será feita por uma comissão multidisciplinar, que será composta por representantes do clube, da torcida e de organizações ligadas à luta pela igualdade e contra o racismo.
O nome do prêmio faz referência a Leônidas da Silva, o Diamante Negro, ídolo do São Paulo e grande nome do futebol brasileiro e mundial.
Leônidas foi contratado pelo Tricolor em 1942, e somou, dentre outras conquistas, cinco campeonatos paulistas (1943, 1945, 1946, 1948 e 1949), e em toda trajetória pelo clube marcou 144 gols em 212 disputados (8º maior artilheiro do São Paulo).
Tudo sobre o São Paulo FC!
Siga os canais do Arquibancada Tricolor
Instagram | YouTube | Twitter | Telegram | Loja
Merecidissimo usar o nome desse monstro e ídolo eterno do futebol Brasileiro em um prêmio, parabéns pela iniciativa diretoria!!!👏🏿👏🏻👏🏼