Diretamente de 1993, relembre o primeiro título do São Paulo na Copinha

Foto: São Paulo FC

Há 30 anos, o São Paulo era campeão pela primeira vez da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Protagonista de uma das maiores finais do campeonato, a equipe conquistou o primeiro título vencendo o Corinthians por 4 a 3, com hat-trick de Jamelli e um de Catê.

Cao não consiga visualizar clique aqui.

A primeira fase do Tricolor não chamou atenção, venceu o Uberlândia por 2 a 0 no primeiro teste. Na segunda partida, passou pelo América (SP) por 1 a 0. Na terceira e última partida da primeira fase, viu a primeira derrota se desencadear diante do Bahia, por 1 a 0.

Na segunda fase, o São Paulo passou de maneira invicta: vitória contra Matsubara (PR) e o Comercial (SP), empate com o rival Palmeiras. No total, foram quatro gols marcados, um sofrido, e um saldo positivo de três.

Chegando à semifinal, o adversário da equipe foi o Vitória, caracterizado pela versátil equipe do meio-campo e no ataque, comandada pelos destaques do clube baiano: Vampeta e Paulo Isidoro. Os são-paulinos venceram por 1 a 0.

O Pacaembu foi o palco da finalíssima, com público estimado de 50 mil pessoas, em campo pelo São Paulo: Rogério Ceni, Jamelli e André Luís, pelo Corinthians: Sylvinho, Fabinho e Marques. O roteiro da partida conta com expulsões e sete gols.

Mais tarde, a equipe seria conhecida como Expressinho, o treinador Márcio Araújo começou com: Rogério; Pavão, Sérgio Baresi, Nélson e André; Mona, Pereira e Robertinho; Catê, Jamelli e Toninho. O grande nome da equipe: Rogério Ceni.

Uma partida quente, onde os são-paulinos aos 16 minutos, com Jamelli, atacante que no futuro vestiria a camisa do rival abriu o placar. Ampliaram aos 30, com o Catê, o título parecia encaminhado, porém, o Corinthians reagiu com Marques fazendo 2 a 1, após vacilo de Robertinho, em bola recuperada por Hermes.

Na segunda etapa, o rival conseguiu o empate, novamente com Marques. O Tricolor sentiu e, quando a virada se aproximava, André Santos cometeu pênalti, foi expulso por reclamação e abriu caminho para que Jamelli fizesse 3 a 2.

A partida ficou equilibrada, mesmo com um a mais, o São Paulo parecia acomodado e isso favoreceu os alvinegros, e Caio empatou.

O clima esquentou, as arquibancadas cantavam e tentavam empurrar os times ao título, aos 34 minutos, o gol do título saiu, com Jamelli, novamente, atacante que não tinha nenhum gol na competição e na verdade sonhava em fazer faculdade.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia