Quais as seleções que mais ganharam Copas?

Foto: iStock

A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos do globo, movimentando milhões que se juntam para acompanhar as disputas de suas respectivas seleções. Gritos, suor, choro e muitas outras emoções marcam o evento. A Copa do Mundo já passou por 21 edições até o momento, mas apenas 8 países foram campeões, representando apenas 2 continentes.

Conheça a história de todas as edições das Copas do Mundo e seus respectivos vencedores. Confira:

1930 – Uruguai

O país da América do Sul foi escolhido para sediar a primeira edição da Copa do Mundo. Ao todo, foram disputadas 18 partidas, todas em Montevidéu. A final foi disputada entre a seleção da casa, Uruguai, e sua vizinha, Argentina. Os uruguaios venceram a partida com o placar de 4 a 2, se consagrando como os primeiros campeões mundiais.

1934 – Itália

A primeira vez que um país europeu, Itália, sediou o evento foi marcada por disputas diplomáticas. O Uruguai se recusou a participar da competição, em retaliação à Itália, que por sua vez tinha se recusado a competir na primeira edição. No entanto, isso não foi um obstáculo para que a seleção italiana vencesse a Tchecoslováquia (atual República Tcheca e Eslováquia) por 2 a 1 na final e se tornasse a primeira seleção europeia a levar o título. Essa edição também ficou conhecida por ser a primeira a transmitir os jogos via rádio para 12 países.

1938 – França

O lar da Torre Eiffel foi a sede da terceira edição do campeonato. Neste ano, foi marcada a primeira presença de uma seleção asiática, as Índias Orientais Holandesas (atual Indonésia). A Itália se consagrou bicampeã ao vencer a Hungria por 4 a 2. Nesta edição, o Brasil alcançou a posição de terceiro colocado, vencendo a Suécia, também por 4 a 2.

1950 – Brasil

Foi a vez do Brasil sediar a Copa, depois de serem adiadas as edições de 1942 e 1946, em decorrência dos eventos da Segunda Guerra Mundial. A seleção brasileira, jogando até então com o uniforme branco, perdeu para o Uruguai por 2 a 1. A final foi disputada no Maracanã, o maior estádio do mundo na época. Outro fato interessante é que a partir desse jogo o Brasil passou a utilizar o famoso uniforme amarelo como forma de espantar a má sorte.

1954 – Suíça

A Copa de 54 marcou o retorno da Alemanha às competições desde o fim da guerra, no caso a Alemanha Ocidental. A volta foi triunfal, já que a seleção alemã venceu a Hungria por 3 a 2, com o gol da virada marcado no fim do segundo tempo.

1958 – Suécia

Para os amantes de futebol, a Copa de 58 foi um marco histórico. Foi a primeira Copa com participação do maior jogador de todos os tempos, Pelé, fazendo dupla com outra lenda do esporte, Garrincha. O Brasil levou seu primeiro título de campeão para casa ao vencer a Suécia por 5 a 2. Também foi o primeiro país a vencer o título fora de seu continente natal.

1962 – Chile

O Brasil se consagra bicampeão mundial ao vencer a Tchecoslováquia por 3 a 1. O ataque brasileiro nesta época era composto por Pelé, Garrincha e Zagallo. No entanto, Garrincha não poderia jogar a final, pois estava suspenso por ter sido expulso do jogo na semifinal. Porém o presidente do Chile, Jorge Alessandri, fez pressão para que o jogador pudesse voltar a campo na final; seu pedido foi aceito e Garrincha pôde erguer a taça pela segunda vez ao lado de seus companheiros.

1966 – Inglaterra

A seleção inglesa, além de sediar o evento, também se tornou campeã ao vencer a Alemanha Ocidental por  4 a 2. Dentre os espectadores, encontrava-se a Rainha Elizabeth II.

1970 – México

A copa de 70 foi o primeiro evento a ser exibido em cores na televisão e também onde surgiram os cartões vermelho e amarelo usados pelos árbitros. O Brasil se tornou o primeiro tricampeão mundial ao derrotar a Itália por 4 a 1.

1974 – Alemanha Ocidental

O evento de 1974 teve como sede a Alemanha Ocidental, que também se tornou a campeã ao vencer a Holanda por 2 a 1. Esta foi a única edição disputada pelas duas Alemanhas, Oriental e Ocidental. A seleção do bloco socialista venceu a partida contra sua irmã por 1 a 0 na fase de grupos.

1978 – Argentina

Passaram-se 48 anos após a primeira final de Copa do Mundo com participação da Argentina. Mas desta vez o resultado foi diferente, e a seleção da casa levou a taça ao vencer a Holanda por 3 a 1.

1982 – Espanha

Em 1982, a Itália se igualou ao Brasil e se tornou tricampeã mundial também. A partida entre Itália e Alemanha Ocidental acabou 3 a 1 para o time italiano.

1986 – México

A Copa do México teve um grande nome, Diego Maradona, que ajudou a vencer a seleção da Alemanha Ocidental por 3 a 2. Assim, a Argentina conquista o bicampeonato.

1990 – Itália

Alemanha Ocidental e Argentina tiveram uma revanche 4 anos após, e se enfrentaram mais uma vez na final. Só que desta vez o time alemão se superou e venceu a seleção argentina por 1 a 0, com um pênalti 5 minutos antes do final da partida.

1994 – Estados Unidos

“É TETRA!!!!” O grito famoso de Galvão Bueno é lembrado por todos ao celebrar a final da Copa de 94. Nesta edição, Brasil e Itália se enfrentaram até a exaustão, pois a partida foi decidida nos pênaltis, e, na última cobrança, o meia-atacante Roberto Baggio erra o chute e consagra o Brasil tetracampeão. Nesta partida, qualquer seleção que vencesse seria tetracampeã, pois tanto o Brasil quanto a Itália tinham vencido 3 edições cada.

1998 – França

A Copa de 98 é lembrada com muito amargor pelos brasileiros. Neste ano, o Brasil chegou à final, porém perdeu para o time da casa, França, por 3 a 0.

2002 – Japão e Coreia do Sul

O pentacampeonato brasileiro foi alcançado na primeira Copa realizada em dois países e também na Ásia. A seleção brasileira venceu a Alemanha por 2 a 0.

2006 – Alemanha

A final da Copa de 2006 entre Itália e França foi conturbada, com expulsões, sangramentos e disputa por pênaltis, que deixaram todos à flor da pele, porém a seleção italiana se tornou tetracampeã ao vencer os franceses.

2010 – África do Sul

O primeiro país africano a sediar o evento foi palco da disputa entre Espanha e Holanda, dois países que nunca haviam vencido a competição. Neste caso, o time espanhol levou a melhor e venceu a partida por 1 a 0

2014 – Brasil

Esta edição da copa foi marcada pelo treino intenso dos jogadores e uso de tecnologia de ponta para que eles atingissem a melhor performance possível. A alimentação também é um ponto importante, podendo até mesmo ter alguns suplementos, como a creatina, para melhorar a força muscular e aguentar os dias quentes de jogos no clima tropical brasileiro, por exemplo. Este ano, Alemanha e Argentina se enfrentaram novamente, e mais uma vez o time alemão venceu por 1 a 0 e se tornou tetracampeão.

2018 – Rússia

A edição de 2018 teve o segundo jogador mais jovem da história a participar de uma Copa; Kylian Mbappé, da  França, tinha apenas 19 anos quando ajudou sua seleção a vencer o bicampeonato contra a Croácia, por 4 a 2. Para quem ficou curioso, o jogador mais jovem a participar de uma Copa era brasileiro e foi ninguém menos que Pelé, que tinha apenas 17 anos quando disputou a Copa de 58.

Ranking das seleções vencedoras da Copa do Mundo:

1º – Brasil: 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)

2º – Alemanha: 4 títulos (1954, 1974, 1990 e 2014)

3º – Itália: 4 títulos (1934, 1938, 1982 e 2006)

4º – Argentina: 2 títulos (1978 e 1986)

5º – Uruguai: 2 títulos (1930 e 1950)

6º – França: 2 títulos (1998 e 2018)

7º – Espanha: 1 título (2010)

8º – Inglaterra: 1 título (1966)

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia