Retorno do futebol: CBF cria guia de orientações e FPF se reúne com prefeito de SP

Foto: Rummens

Resumo da notícia:

  • CBF cria guia de orientações para retorno do futebol
  • Normas servirão de base para as federações estaduais
  • FPF e clubes paulistas têm reunião com o prefeito de SP
  • A expectativa é que os treinos possam voltar na próxima semana

Com todas as competições suspensas devido à pandemia do Covid-19, a CBF elaborou um “Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro” visando o retorno do futebol no Brasil.

Esse documento deve servir de orientação para os clubes, federações, fiscais e profissionais envolvidos com os jogos e traz orientações referentes aos treinamentos e às partidas e tem como propósito evitar a contaminação do vírus por intermédio de medidas de segurança no dia a dia.

O guia diz que os atletas não deverão trocar camisas ou outras peças do uniforme e os que não estiverem jogando devem ficar a pelo menos um metro de distância um do outro e usar máscaras.

O documento também diz: “Será proibido o ato de cuspir no chão. A higiene nasal deverá ser realizada, utilizando-se de lenços descartáveis que deverão estar disponíveis no banco de reservas. Esses lenços deverão ser depositados em local apropriado”.

No que se refere às comemorações: “Será proibido beijar a bola em qualquer fase do jogo. A comemoração de gols deverá ser obrigatoriamente individual e sem contato entre os atletas”.

Essas normas também deverão servir de base para as federações estaduais. A Federação Paulista de Futebol, aliás, juntamente com os clubes paulistas estão em processo de discutir sobre o retorno dos treinamentos e jogos.

Nesse contexto, acontecerá amanhã (11) uma reunião com os clubes e a FPF com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, para confirmar o pedido de retorno dos trabalhos na próxima segunda-feira (15).

Caso seja aprovado, os times farão testes em seus atletas e demais profissionais antes do retorno aos treinamentos nos CT’s. No que se refere às competições, ainda não há uma data de retorno.

Fonte: ESPN e GloboEsporte
Foto: Rummens

Compartilhe esta notícia