O São Paulo vem se posicionando fortemente na luta contra o racismo no futebol, inclusive fazendo propostas à CBF para que haja punições severas aos clubes nos quais aconteça o crime.
Sobre esse assunto, o presidente do São Paulo, Julio Casares, se posicionou à TNT Sports, explicando o posicionamento do clube e a luta por novas regras.
Diz, primeiramente, que o clube “sempre se manifestou“, e que “o São Paulo repudia, e fez mais do que isso, fez um conjunto de propostas. Tem que ter sanção esportiva.“
Casares cobra para que tais sanções sejam aplicadas à arbitragem, clubes e torcedores. “O São Paulo tem uma posição clara e acredito que precisamos amadurecer esse tema.“
Falando sobre a justificativa de que outros lugares têm legislações menos pesadas para tais ocorridos, Casares crava: “não importa. Isso é dignidade, é humanidade!” Diz que “os clubes e a CBF têm a obrigação de trabalhar isso juntos. O que interessa é que todos nós tenhamos esse compromisso.“
O presidente também cita Leônidas da Silva, ídolo do São Paulo, relembrando que o clube tem agora como um de seus mascotes o Diamantinho, “em homenagem à inclusão e aos negros que sempre fizeram a história do futebol brasileiro.” Cita o rei do futebol Pelé, “e tantos outros que simbolizaram a grandeza dessa camisa verde e amarela e dos clubes brasileiros.“
Falando sobre o posicionamento da CONMEBOL acerca do tema, Casares diz que “acredito que está faltando e muito.” Explica que o São Paulo levou as propostas para a entidade, “mas ainda não tive nenhuma resposta.” Porém, diz acreditar que o presidente Alejandro Domínguez está “preocupado com esse assunto.“
“O São Paulo está fazendo a sua parte e não vai desistir não, o São Paulo vai lutar contra isso!” Finaliza, apenas dizendo que tal luta com as entidades e ligas do futebol será “sem rompimentos. Não precisamos fazer uma guerra disso, mas precisamos de atitudes propositivas e objetivas.“
Confira a fala completa de Casares à TNT Sports:
RACISMO = -3 PONTOS! ✊ O presidente do São Paulo, Julio Casares, cobrou sanções esportivas para os clubes que cometerem racismo. pic.twitter.com/nh30KS9cEd
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) March 24, 2025
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.