São Paulo Olímpico: De 1996 para cá são oito atletas no pódio

William Lucas/Inovafoto

Tricolor é a única equipe no Brasil que teve atletas entre os três melhores nas últimas cinco olímpiadas

O São Paulo tem histórico nos esportes. Desde Éder Jofre até Rodrigo Caio, a equipe teve participação nos Jogos Olímpicos. E a história mostra que representar o Tricolor nas competições olímpicas pode ser um bom sinal de medalha, já que nas últimas cinco olímpiadas houve um atleta da equipe com medalha.

A história começou com André Luiz, do futebol masculino, que garantiu a medalha de bronze, integrando a Seleção Brasileira que goleou Portugal por 5 a 0 na disputa pelo terceiro lugar. 

Em Sidney novamente outro jogador do Tricolor conquistou o bronze. Dessa vez, Cláudio Maldonado conquistou com a seleção chilena a terceira posição nos jogos.

Em 2004 o judô foi responsável pela medalha. Leandro Guilheiro levou o bronze na categoria leve do judô masculino ao vencer Victor Bivol, da Moldávia.

Em 2008 em Pequim dois Tricolores levaram a medalha de bronze. Alex Silva e Hernanes integraram a Seleção Olímpica que perdeu a semifinal para a Argentina, por 3 a 0, mas acabou vencendo a Bélgica.

Em Londres-12, o atacante Lucas e o zagueiro Bruno Uvini do São Paulo chegaram até a final mas acabaram com a medalha de prata perdendo a final para o México por 2×1.

No Rio-16, o zagueiro Rodrigo Caio foi ao lugar mais alto do pódio. O título inédito do futebol brasileiro, em casa, no Maracanã, contra a Alemanha, fechou uma perseguição antiga da Seleção pelo ouro Olímpico.

São Paulo Olímpico: De 1996 para cá são oito atletas no pódio
William Lucas/Inovafoto

Para esses jogos, o Tricolor tem Dani Alves com a Seleção Olímpica masculina e Formiga com a Seleção Feminina.

Compartilhe esta notícia