São Paulo
Foto: Rummens

Se quiser ser cabeça de chave do seu grupo e evitar os adversários mais complicados logo de cara, o São Paulo precisa torcer para que o Palmeiras vença a Copa do Brasil contra o Grêmio.

Para formar as chaves da competição, a Conmebol divide os participantes da Libertadores em potes, que são definidos através de um ranking que leva em conta resultados na competição, na Copa Sul-Americana e no campeonato nacional.

Hoje o São Paulo ocupa a 13ª posição desse ranking, enquanto o Grêmio é o 3º. Se os gaúchos vencerem a Copa do Brasil, serão cabeças de chave, porém se isso não ocorrer, os gremistas irão para a fase prévia da Libertadores porque terminaram em sexto no Brasileirão 2020 e se chegarem a fase de grupos irão para o pote 4.

Atualmente, entre as equipes já classificadas para a competição, seis delas estão a frente do São Paulo no ranking e estão ficando no pote 1: River Plate (1º), Boca Juniors (2º), Palmeiras (4º), Flamengo (6º), Cerro Porteño (11º) e Olímpia (12º).

Acontece que se o Grêmio for campeão da Copa do Brasil, se tornará o sétimo time à frente do São Paulo, fato que diminuirá as chances do Tricolor Paulista de ir ao pote 1. Nesse cenário, os são-paulinos teriam que torcer para que nem Nacional e nem Peñarol, duas equipes do Uruguai, fossem direto à fase de grupos.

O Campeonato Uruguaio ainda está acontecebdo, o Nacional deve ir à final, mas o Peñarol precisa melhorar (hoje é o quarto) e vencer o seu maior rival na semifinal e só aí entrar na final e aumentar seu índice, porém é improvável que isso ocorra.

Com o Palmeiras vencedor, o G-4 do Brasileirão (Flamengo, Internacional, Atlético-MG e São Paulo) se tornará G-5 e fará com que o Fluminense, 39º no ranking, vá também para os grupos, mas no pote 3, pois o regulamento não permite clubes de um mesmo país na mesma chave, com exceção daqueles que passem pela fase preliminar.

Confira como está o Ranking da Conmebol:*

*Até a 31ª colocação. O ranking tem mais de 260 times

Fonte: UOL Esporte

Post anteriorChuva atrapalha, mas São Paulo/Barueri vence o Pinheiros
Próximo PostLuan não aparece entre os inscritos para o Paulistão e pode deixar o São Paulo
Formado em jornalismo pela Faculdade das Américas. Sempre amei escrever e sempre amei o São Paulo Futebol Clube. Essas duas paixões me motivam a produzir conteúdo sobre o meu time do coração. Mas eu também gosto de falar política, história e entretenimento. Porém, já aviso que minhas opiniões não são simples a respeito de nada. O mundo é complexo e eu não sou diferente.