São Paulo se isola como favorito à conquista da CONMEBOL Sudamericana

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Com uma campanha irretocável até o momento, o São Paulo vem se consolidando como o principal candidato ao título da CONMEBOL Sudamericana 2022, e já dispara nas casas de apostas como o grande favorito à conquista do torneio que chega agora à fase de quartas-de-final. Após a classificação contra a Universidad Católica, o Tricolor enfrenta o Ceará nos dias 3 e 10 de agosto, com a partida de volta acontecendo na Arena Castelão, em Fortaleza.

Apesar de um empate sem gols na quarta rodada, contra o Everton, no Chile, o São Paulo passou sem sustos pela fase de grupos da competição, e teve uma das melhores campanhas da primeira etapa do torneio e o segundo melhor ataque.

Com grandes atuações de Jonathan Calleri, Luciano e Rodrigo Nestor ao longo do torneio, a equipe comandada por Rogério Ceni, que admitiu ter a CONMEBOL Sudamericana como o principal objetivo da temporada, vem mostrando toda sua força em competições continentais e fazendo jus a sua história riquíssima em torneios organizados pela CONMEBOL.

Depois de praticamente garantir a classificação às quartas-de-final da competição com os triunfos sobre a Universidad Católica, o Tricolor se isolou como o grande favorito à conquista da CONMEBOL Sudamericana 2022 em sites como a Midnite, apresentando atualmente odds de 4.00, um aumento significativo em relação ao início do torneio.

Tranquilidade na fase de grupos

São Paulo na Copa Sul-Americana
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Sorteado em um dos grupos mais acessíveis da primeira fase da CONMEBOL Sudamericana 2022, ao lado de Everton-CHI, Ayachuco-PER e Jorge Wilstermann-BOL, o Tricolor não tomou conhecimento de seus adversários, e deslanchou na liderança do grupo. Foram 16 pontos conquistados dos 18 possíveis, com 5 vitórias e 1 empate, além de 12 gols marcados e apenas 3 sofridos.

A primeira vitória veio logo na primeira rodada, com uma vitória de virada sobre o Ayacucho por 3 a 2, em Lima, no Peru. O São Paulo saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada com gols de Arboleda, Miranda e Luciano de pênalti.

Na rodada seguinte, o Tricolor recebeu o Everton no Morumbi, e venceu com tranquilidade, com gols de Arboleda e Talles Costa. Pela terceira rodada, o clube viajou à Bolívia e conquistou uma importante vitória contra o Jorge Wilstermann. Apesar de sair na frente do placar e sofrer o empate ainda no primeiro tempo, o São Paulo manteve a compostura e saiu de Cochabamba com os três pontos.

Depois de um empate sem gols com o Everton, no Chile, o Tricolor recebeu o Jorge Wilstermann e novamente aplicou três gols na equipe boliviana. Rodrigo Nestor e Patrick comandaram a vitória que também selou a primeira colocação no Grupo D do torneio.

Na última rodada da fase de grupos, uma vitória protocolar pelo placar mínimo sobre o Ayacucho garantiu ao São Paulo a segunda melhor campanha do torneio, atrás apenas do Ceará.

Freguesia nas oitavas

(Caso não consiga visualizar o vídeo, clique aqui)

O São Paulo chegou às oitavas-de-final da CONMEBOL Sudamericana 2022, contra a Universidad Católica, do Chile, com um retrospecto extremamente positivo, já que nunca havia sido eliminado por equipes chilenas em competições continentais.

Foram oito confrontos, incluindo partidas contra a Católica, e oito vitórias. A Católica, por sinal, é o maior freguês do São Paulo entre os times chilenos, e já havia sido eliminado três vezes pelo Tricolor. O primeiro confronto entre os clubes aconteceu justamente na final da Copa Libertadores de 1993, quando o esquadrão comandado por Telê Santana conquistou o bicampeonato continental.

Já na primeira partida do confronto, o São Paulo mostrou toda sua superioridade. Na casa do adversário, aplicou uma estrondosa goleada por 4 a 2, com gols de Reinaldo, Luciano e Calleri. Além de praticamente garantir a classificação à fase seguinte do torneio, nesta partida, o São Paulo se tornou o primeiro time a vencer duas partidas em que teve três jogadores expulsos. A primeira vez que isso ocorreu foi no icônico jogo contra o River Plate pela semifinal da Copa Sul-Americana de 2003. As duas partidas são as únicas da história do torneio nas quais um time teve três jogadores expulsos e ainda assim venceu.

No jogo de volta, no Morumbi, o Tricolor atropelou a Católica mais uma vez, e aplicou 4 a 1 nos chilenos, com tentos de Luciano, Éder, Moreira e Rodriguinho – que anotou o gol em sua primeira partida como profissional – numa noite que contou até com a presença de ator Jamie Campbell Bower, astro de Stranger Things, um dos maiores sucessos do streaming na atualidade.

Com o impressionante placar agregado de 8 a 3, selou a classificação às quartas-de-final, além de ter confirmado sua boa fase com uma atuação de gala no Morumbi. O Tricolor não anotava quatro gols em casa desde a partida contra o Athletico Paranaense, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 10 de abril.

O time volta a campo pela CONMEBOL Sudamericana no início de agosto. No dia 3, o São Paulo recebe o Ceará, pela primeira partida das quartas-de-final, e decide a classificação às semifinais no dia 10, com o confronto de volta na Arena Castelão, casa do clube nordestino.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia