Obrigação de pensar grande

Foto: Reprodução / Facebook do São Paulo

A TRIbuna do Braga é escrita pelo Rodrigo Braga em todas às sextas.

Sim, os últimos anos não foram fáceis para toda a nação Tricolor. Acabamos muitas vezes nos contentando com pouco, algo que nunca foi do DNA são paulino. “Ah, uma vaga no G4, no G6, tá bom”, tem sido uma frase das mais ouvidas. Mas é um erro. O São Paulo, apenas pelo fato de ser o São Paulo, tem obrigação de lutar por títulos de primeira grandeza. Ganhar é outra história, mas lutar, estar no páreo, é obrigação, sim.

A contratação de Daniel Alves é a concretização disso. O time que tem o São Paulo, o elenco à disposição, não é para brigar por G4, nem G6 nem G nenhum em Campeonato Brasileiro. É para disputar título! E é assim que tem que ser. Hoje o São Paulo não deve nada para os badalados Palmeiras e Flamengo em termos de time titular (não estou dizendo que é melhor, mas sim que não deixa a desejar em nada). E está bem à frente de Santos, Corinthians, Atlético-MG, enfim, dos outros times que estão ali no pelotão da frente. Faltam 25 dos 38 jogos para o São Paulo no campeonato, não dá para, com o time que se formou, e que finalmente começa a jogar um bom futebol, se contentar com vaga na Libertadores. Dá para sonhar com título, e é obrigação desse time ter foco nisso até o final do ano. É automático a quem veste essa camisa pensar grande, não pode ser diferente.

Sequência

Após a boa vitória sobre o Santos, o São Paulo tem uma sequência interessante no campeonato. Além do jogo (perigoso) com o Ceará no domingo, tem o jogo atrasado com o Athlético-PR em Curitiba na quarta e depois o Vasco no Rio no domingo, dois jogos bem complicados e que vão exigir o máximo. Depois, o destino deve dar uma mãozinha e os jogos contra o Grêmio no Morumbi e Inter no Beira-Rio devem ser contra times reservas dos gaúchos (o Inter no caso de avançar à final da Copa do Brasil, o Grêmio praticamente de certeza), e o fechamento do turno é contra o CSA no Morumbi. Dá para projetar uma pontuação boa para brigar no returno pelo topo da tabela.

Seleção

Ainda que eu ache desnecessário o Tite convocar agora o Daniel Alves para amistosos da Seleção, eu entendo que é um início de ciclo com jovens e o treinador queira seu líder em campo para dar as diretrizes aos que chegam. Dá pra aceitar, e também nós temos que entender que Daniel é jogador de Seleção e será chamado muitas vezes (o problema nesse caso é do calendário, o que não é novidade). Mas a CBF também poderia aliviar, porque levar o meia Igor Gomes para completar treinos (???) e os jovens Walce e, principalmente, Antony, para amistosos do time olímpico (sem contar que Arboleda pode ser chamado pelo Equador), é muita coisa, ainda mais que todos perderão um jogo importante contra o Inter, que pelas circunstâncias podemos conseguir pontos que poucos vão conseguir lá no Beira-Rio. Eu penso que a diretoria poderia pedir pelo menos a liberação do Antony desses amistosos.

Não é hora

Domingo o mundo do futebol estará de olho no Morumbi para a estreia de Daniel Alves e possivelmente de Juanfran. O estádio estará lotado e o jogo com o Ceará é sim dos mais perigosos, seja pela qualidade que o adversário tem mostrado, seja pelo clima fora das quatro linhas. É preciso que Cuca tenha um controle da situação para que o time corresponda em campo e vença, o que é essencial. Dito isso, e reforçando que será um jogo que todos vão querer ver, acredito ser impróprio o São Paulo estrear terceira camisa azul celeste em homenagem ao Uruguai. Não é hora, pessoal, é dia de jogar com a tradicional camisa tricolor, a atração do jogo estará em campo, e já basta. Deixem a estreia do terceiro uniforme para outro jogo.


Rodrigo Braga. Tenho 40 anos, sou um paulista, paulistano e são-paulino radicado em Santa Catarina, onde há mais de 20 anos atuo como jornalista. Fui editor de esporte e participei de coberturas de Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos e outros eventos internacionais. Sou louco por futebol, mas, principalmente, sou louco pelo São Paulo Futebol Clube.

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Foto: Reprodução / Facebook do São Paulo

Compartilhe esta notícia