Relembrando o título Brasileiro de 1991 do São Paulo

Foto: Vidal Cavalcante/Agência Estado

É TRICAMPEÃO! Esse foi o grito dado pela torcida são-paulina após a conquista do Título Brasileiro em 09 de junho de 1991

Dois anos (1989 e 1990) seguidos como vice do Campeonato Brasileiro até que chegou o tão esperado título de campeão da competição nacional em 1991.

Em um sistema de todos contra todos em turno único, classificando-se os quatro melhores colocados para às semifinais, o São Paulo comandado por Telê Santana somou 12 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas ao decorrer da competição.

O Tricolor terminou a primeira etapa do torneio com 26 pontos, mesma pontuação que o Bragantino, só que possuía um maior número de vitórias até então, indo para a semifinal contra o Atlético Mineiro com a vantagem de poder empatar para avançar.

E foi o que aconteceu, dois jogos e dois empates que resultaram na classificação do São Paulo para a final, quando enfrentaria o Bragantino que agora possuía a vantagem do empate e a decisão em casa.

Os dois jogos finais

A primeira partida da decisão aconteceu no Estádio do Morumbi para um público de 67.759 pessoas que viram o São Paulo ir para cima em busca de um resultado positivo em casa, mas perdendo muitas oportunidades que levou o primeiro tempo a acabar empatado.

Então, veio a segunda etapa e o Tricolor novamente pressionando o adversário que logo aos 4 minutos tomou o gol que viria a dar o título ao São Paulo. O responsável pela festa no Morumbi foi Mário Tilico que após cabeçada de Bernardo no travessão e voleio de Müller, a bola parou nos pés do atacante que fez 1×0 pro Tricolor.

Para a segunda e decisiva partida no dia 09 de junho de 1991, o mestre Telê escalou a equipe da seguinte forma: Zetti; Zé Teodoro, Antônio Carlos, Ricardo Rocha e Leonardo; Ronaldão, Bernardo, Cafu e Raí; Macedo e Müller. 

O Tricolor tinha a vantagem do jogo anterior e mesmo assim foi quem teve as melhores chances ao decorrer do confronto que terminou sem gols.

Com esse resultado, o São Paulo se sagrou Tricampeão Brasileiro, os títulos anteriores tinham sido conquistados em 1977, 1986 e, agora, 1991. O Tricolor viria a levantar a taça do Brasileirão em 2006 e nos dois anos seguintes (2007 e 2008).

Confira os melhores momento de Bragantino 0x0 São Paulo:

(Caso não consiga visualizar o vídeo, clique aqui)

Compartilhe esta notícia