A que se deve o sucesso do SPFC no combate à Covid-19 no elenco

Foto: São Paulo FC

Desde que retornaram os jogos depois das paralisações devido à pandemia, o São Paulo teve apenas um desfalque em decorrência da Covid-19, que foi o volante Tchê Tchê que testou positivo para o vírus. No entanto, foi o único caso.

O zagueiro Bruno Alves ficou fora de duas partidas do Tricolor recentemente por precaução, visto que ele fez dois testes que deram negativo, mas teve contato com um familiar que testou positivo.

Nos bastidores do clube o médico José Sanchez, que está no São Paulo desde 1985, é o grande responsável por este controle dos casos, uma vez que ele tem a incumbência de ficar em alerta em relação ao cumprimento do protocolo no dia a dia de treinamentos e jogos.

Tudo começa com a conscientização dos atletas, o que também tem grande participação do técnico Fernando Diniz em alertar os jogadores sobre os perigos se estar em aglomerações neste momento. Além disso, todo o CT da Barra Funda foi adaptado. Aacademia, por exemplo, teve os seus aparelhos realocados para a parte externa do Centro de Treinamento, ficando ao ae livre.

Para os jogos fora de casa, o protocolo é mais rigoroso. O elenco viaja em voos fretados para evitar a contaminação, é recomendado que evitem as áreas internas nos CTs de outros clubes e tomem banho somente nos hotéis.

Mesmo com toda essa conscientização, o São Paulo teve um problema recente envolvendo o zagueiro Arboleda, que esteve em uma balada. O jogador já foi infectado pelo coronavírus, mas mesmo assim poderia sofrer uma reinfecção ou passar o vírus para os seus companheiros de elenco. Por isso, com o intuito de reforçar a importância de se preservar, Arboleda levou uma multa do clube.

Outro caso foi quando o técnico Fernando Diniz foi comemorar com alguns torcedores no portão do Morumbi a classificação para as semifinais da Copa do Brasil após vencer o Flamengo. Depois disso, o treinador foi testado ao menos três vezes, mas todos eles deram negativo.

Fonte: UOL
Foto: São Paulo FC

Compartilhe esta notícia