Ryan Francisco: a nova promessa são-paulina

Foto: Imagem Pessoal

Ryan Francisco Rodrigues dos Santos Silva, atacante, 16 anos, que compete de igual para igual com atletas de 17. Considerado a maior estrela em ascensão do São Paulo na atualidade.

Com média maior do que a de Endrick, atacante do Palmeiras, vendido ao Real Madrid, Ryan tem uma média de 2,25 gols por partida, já Endrick teve 1,3 gols quando disputou a categoria.

Os números fizeram com que chegassem propostas da Europa pelo garoto, mas o São Paulo recusou e firmou um contrato profissional com uma multa de 60 milhões de euros (cerca de R$ 312 milhões). Seu vínculo vai até janeiro de 2026.

Seus primeiros passos nas categorias de base foram no rival alviverde. No Sub-11 e Sub-13 chegou a levantar troféus, mas não teve espaço e foi para o Ska Brasil em 2021, onde se destacou com 11 gols em 13 partidas disputadas. O São Paulo entrou em contato e formalizou interesse lodo depois.

Já são duas temporadas na equipe são-paulina, a primeira não teve tanto destaque, mas agora, o atleta tem no total 34 gols marcados em 2023, 21 foram no Paulista Sub-17 (ele tem sete a mais que o vice-artilheiro do torneio), dez no Brasileiro e três na Fan Cup.

Dorival Júnior monitora de perto o desenvolvimento do atleta, encanta a forma como o Ryan consegue atuar em todas as posições do meio para frente. Existe planejamento de usá-lo no Campeonato Paulista 2024, mas se observa um cuidado da diretoria em não pular etapas e comprometer o desenvolimento.

A carreira de Ryan Francisco é gerida por Fabiano Costa, ex-meio-campista revelado pelo Tricolor em 1994, o jogador conquistou os títulos da Copa Conmebol de 1994, os Paulistas de 1998 e 2000 e o torneio Rio-São Paulo de 2001.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia