Em duelo dos últimos campeões, São Paulo encara o Franca pelo Paulista de Basquete

Foto: Célio Messias / São Paulo FC

Reeditando as últimas finais do Campeonato Paulista de Basquete, o São Paulo enfrenta o SESI Franca, nesta terça-feira (12). A sobe bola no Pedrocão às 21h (horário de Brasília), com transmissão do Band Sports e da plataforma 4.events. A saber, será o último confronto da fase inicial do estadual, valendo a classificação entre os cinco primeiros ao Tricolor.

Depois de uma pausa de duas semanas no torneio, a equipe do Morumbi teve dois compromissos em seu ginásio e conseguiu grandes triunfos. Primeiro, venceu o Paulistano por 67 x 55, posteriormente, em placar ainda mais elástico, derrotou o Pinheiros por 89 x 50. Assim, os comandados de Bruno Mortari deram fim à sequência negativa e se recuperaram na tabela.

Cenários da classificação

Até então, o Tricolor soma quatro vitórias e três derrotas, retrospecto que deixa o time na 5ª colocação parcial. Logo, para se classificar na Chave A da próxima fase, é necessário, pelo menos, manter a posição. Isso porque, segundo o regulamento da competição, estes cinco primeiros se enfrentam novamente, em mando invertido, para definirem as colocações derradeiras às quartas de final.

Já os quatro times restantes que ficarem na Chave B, também seguem o mesmo modelo, com os três melhores se classificando às quartas do campeonato. Por fim, após o “realinhamento” nas disputas das chaves, os resultados anteriores contra as equipes da outra chave são descartados, definindo, portanto, os classificados aos playoffs.

O adversário de logo mais, SESI Franca, é o único invicto até aqui, com sete vitórias em sete jogos. Ou seja, a primeira posição na tabela já está assegurada para o atual campeão paulista e do NBB. Inclusive, as duas finais vencidas pelos francanos nas competições citadas da temporada passada, foram em cima do próprio São Paulo.

Na decisão do Paulista de 2022, o Tricolor acabou derrotado por 2 x 1 na melhor de três. Já no NBB, o vice-campeonato veio após um 3 x 2 na melhor de cinco. Ademais, no estadual de 2021, quando ambos os times também decidiram o campeão, foi o São Paulo que levou a melhor e faturou seu primeiro título depois de vencer duas das três partidas.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia