Como o Ajax está preparando David Neres para ser o novo Neymar

Por Tomaz Araújo – Papo de Arquibancada

Recentemente estive no Centro de Treinamentos do Ajax, o maior clube de futebol holandês. Enquanto conversava com o capitão Siem de Jong, ele gentilmente interrompeu o bate papo para dar um mini sermão em 3 jovens jogadores que desciam as escadas numa animada e barulhenta conversa. Ao retornar para sua cadeira, Siem de Jong explicou como é importante a disciplina desde cedo. Daqueles 3 jovens jogadores que desciam as escadas, quem puxava a fila era David Neres. Todas as manhãs ele tem aulas de inglês e holandês no Ajax Youth Academy, além de media training e apoio psicológico.

Para nós brasileiros e especialmente os São Paulinos, foi uma surpresa tremenda quando o Ajax em 2017 desembolsou 15 milhões de Euros (R$ 50 milhões) em um jogador de 19 anos e apenas 8 partidas como profissional. Naquele momento, Tottenham, Arsenal, Manchester United, Milan e Juventus observavam o jogador. Assistir potências europeias buscar nossos craques não é novidade, mas por um valor tão acima da média as orelhas ficaram em pé. Afinal de contas, quem é David Neres?

Chegando com pompa à Amsterdam e vestindo a camisa 7, Neres logo conquistou a exigente torcida do Ajax, marcando de cara o gol da vitória no clássico contra o Feyenord. Jogando apenas metade da temporada, foi ganhando espaço e jogou a final da Liga Europa no vice-campeonato do Ajax contra o poderoso Manchester United de Mourinho, Pogba, Rooney, Mata e De Gea.

Já para a temporada 2018, antes mesmo de completar 1 ano ele recebeu o prêmio de melhor jogador do 1º turno do campeonato Holandês, com 8 gols e 9 assistências. E evidentemente, recebeu os prêmios de revelação e melhor estrangeiro. Atuando como ponta direito agudo e driblador, em 16 jogos ele conseguiu números expressivos com 38 finalizações (2,3 por partida) e 45 dribles completos (2,8).

Entre cada 10 torcedores do Ajax que converso e descobrem que sou brasileiro, 10 imediatamente me perguntam o porquê Neres não estar na seleção. Se para a Copa do Mundo 2018 David Neres sequer é considerado por Tite, para 2022 ele será uma realidade e está sendo cuidadosamente preparado para ser o novo Neymar. Essa é a expectativa do Ajax.

Neres faz parte do Youth Academy do Ajax. Conforme citei anteriormente, existe toda uma preparação mental para que ele se torne um dos grandes. Além disso um tratamento físico específico é idealizado para ele. E para completar, o ex-jogador Wamberto é o fiel escudeiro e sombra de Neres. Ele é o responsável e contratado pelo Ajax para acompanhar a adaptação do menino.

Logo ao entrar no Youth Academy do Ajax você é recepcionado com um vídeo dos craques ali revelados. Com uma aposta no desenvolvimento precoce dos jogadores acompanhando-os desde cedo, O Ajax confia profundamente em suas categorias de base. Para fazer um paralelo no Brasil, seria como o Santos que constantemente garimpa talentos entre os meninos da Vila.

ajax training | Arquibancada Tricolor

Na década de 70 o Ajax barbarizou o mundo com o tricampeonato da Champions League, vencendo em 1971, 72 e 73. Daquele esquadrão saiu Johan Cruyff (o Pelé holandês) e mais 8 jogadores que seriam a base da futura Laranja Mecânica da Holanda na Copa de 1974.

JC | Arquibancada Tricolor

Ainda na dúvida do potencial revelador do Ajax? Na década de 80 dali também saíram Van Basten, Winter, Frank Rijkard e Dennis Bergkamp que foram a base da seleção holandesa campeã da Eurocopa em 1988. Na década de 90 vieram sob a batuta de Louis Van Gaal os craques Frank de Boer, Van der Saar, Davids, Overmars, Ronald de Boer, Seedorf, Kluivert e Litmanen. Com esse elenco estrelado conquistaram o Tetracampeonato da Champions League em 1995 e o Mundial de Clubes contra o Grêmio. Ao longo da competição, dos 17 jogadores utilizados por Van Gaal, 10 vieram das categorias de base.

ajax mundial | Arquibancada Tricolor

Se atualmente o Ajax parece um gigante adormecido, nunca se sabe quando a nova geração vencedora sairá da multi-campeã base do clube. David Neres tem o exato perfil dos jogadores que eles procuram. Desde cedo a Youth Academy tem uma regra: Atacar, atacar e atacar. Os jovens que chegam a partir dos 12 anos são imediatamente adaptados ao esquema Ajax de ataque criativo, rápido e driblador. O esquema tático utilizado é o 4-3-3 e é repetido em todas as categorias e no time principal. Mexer nessa fórmula vencedora é inadmissível: o DNA do Ajax é ofensivo e assim se manterá.

O recrutamento dos novos talentos é feito num raio de 16 KM de Amsterdam. O Ajax diferentemente dos clubes brasileiros não se interessa em alojar os jogadores no clube pois acreditam na influencia dos pais no desenvolvimento do jovem jogador. Porém é no CT que eles passam a maior parte da adolescência, já que o clube construiu e mantem uma escola em total funcionamento. Mais que preparar um jogador de futebol, o Ajax prepara cidadãos para o mundo. Quer um exemplo claro? O atual Presidente do Ajax é o ex-goleiro Van der Saar, que após aposentar-se estudou gestão e preparou-se para o cargo.

saar | Arquibancada Tricolor

Evidentemente os olheiros estão espalhados pelo mundo. Nunca se sabe onde encontrarão um novo craque nos confins do globo. Foi assim que trouxeram o mito Ibrahimovic quando tinha apenas 19 anos e Suarez com então 20 anos. David Neres ainda tem um longo caminho pela frente, mas os rumores de uma nova transferência crescem à medida que seu futebol encanta. Com apenas 1 ano de Europa, gigantes Barcelona, Real Madrid e City já estão de olho.

ibra | Arquibancada Tricolor suarez | Arquibancada Tricolor

Se o São Paulino morre de saudade daquele “amor” que nunca viveu com Neres, nós brasileiros teremos o prazer de assistir esse craque em breve em nossa Seleção.

Compartilhe esta notícia