Carta Tricolor – Soberania de araque

Foto: Rummens

A Carta Tricolor é escrita pelo Ednaldo de Sá e sua publicação ocorre sempre às terças-feira. Clique aqui e conheça o índice da coluna.

A história recente do São Paulo Futebol Clube vem sendo construída com bastante esforço para o encaminhamento da mudança decrescente de patamar do clube. Ao longo da última década, um conjunto de bizarrices cometidas por, pelo menos, os últimos três presidentes faz suspeitar que a década passada foi um acaso, sendo o fracasso a regra infelizmente.

Desde a última década, o SPFC vem dando demonstrações preocupantes de que a torcida pode muito bem esperar o pior acontecer. Este “pior” é uma coisa que ainda não se sabe, não sei se seria exatamente o rebaixamento do clube para uma Série B. O aproveitamento do time contra seus principais rivais é algo, no mínimo, estarrecedor porque é quase que impossível, na história recente dos clubes de todo o mundo, que haja uma equipe com uma freguesia tão flagrante jogando no campo dos seus principais adversários de São Paulo. 

Jogar na Vila ou nas Arenas do Corinthians e Palmeiras tornou-se algo desafiador. Parece que há uma sintonia perfeita escrita nas estrelas para que tudo dê errado com o time nesses confrontos. É inacreditável um clube com o terceiro maior patrimônio humano nacional ser tutelado por tantos derrotistas infiltrados na instituição. Os aproveitamentos são públicos e fortalecem a ideia de, na realidade, o São Paulo perdeu os nervos para lidar com a pressão por conquistas.

Ao longo deste período, a torcida tricolor sempre foi rebaixando suas expectativas e, concomitantemente, se sentindo realizada por pouco, como umas vitórias inesperadas contra os grandões no Morumbi, uma conquista trágica de um torneio internacional, um vice campeonato totalmente inesperado, umas classificações na base do “só Deus sabe como” e por aí vai… Digo mais. Boa parte da torcida também se conformou com a contratação de jogadores cuja esperança de mudança de rumo jamais se concretizou ou se concretizaria. Deem uma verificada em quem vestiu a camisa tricolor nesses últimos 5 a 10 anos. Tem de tudo.

Gostaria de colocar uma mensagem final de que as coisas de fato pudessem mudar, mas seria totalmente hipocrisia de minha parte, já que não sou consumido pela crença de que as coisas vão mudar há bastante tempo. Enquanto isso, Cuca foi contratado para comandar o time daqui a dois meses… 


Ednaldo Benicio. Tenho 24 anos, sou graduado em Eng. Química e moro em Fortaleza. Desde os meus 7 anos, cultivando a paixão tricolor longe dos arredores do Morumbi.

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Foto: Rummens

Compartilhe esta notícia