Opinião: Meu São Paulo para 2024 teria três zagueiros e James titular

O ano de 2023 está chegando ao fim e eu já estou imaginando como será a temporada 2024 do São Paulo: O meu São Paulo para 2024 teria três zagueiros, James Rodríguez como titular e tentaria usar o máximo possível da base, ao invés de contratar jogadores de pouca qualidade e alto valor.

Enquanto eu escrevo esta coluna, temos três reforços confirmados: Erick, Luiz Gustavo e Bobadilla, em ordem de contratação. Ainda existem diversas saídas a serem confirmadas, como por exemplo Nathan, Beraldo e toda aquela barca, liderada por Pato e que também deverá ter Méndez, Erison, David e outros.

Para esta coluna opinativa, vou considerar que todos estes jogadores já não farão parte do elenco do Tricolor para 2024, e também vou considerar as vendas de Nathan, Welington e Beraldo, pois acho muito difícil que elas não aconteçam.

Eu sou um grande entusiasta e também defensor do esquema com três zagueiros. Um time com três zagueiros que seja bem treinado, pode ser ultraofensivo ao atacar, diferente daquilo que muitos torcedores ainda dizem, que um esquema com três na defesa seria defensivo ou até mesmo retranqueiro.

Eu penso em duas ideias diferentes: primeiramente um 3-5-2 clássico, com 2 volantes ao lado dos alas e um meia atrás dos dois atacantes, porém gosto bastante da ideia de um 3-4-2-1, inspirado no Sporting de Portugal do técnico Rúben Amorim, que sempre tenho o prazer de ver jogar ao vivo em Lisboa, onde moro desde 2021.

Vamos dissecar essa ideia do 3-4-2-1: Na defesa iria com Rafael no gol e o seguinte trio de zaga: Arboleda pela esquerda, Alan Franco centralizado e Diego Costa pela direita. Não sou dos maiores fãs do futebol de Ferraresi, fora que ele ainda precisará ganhar mais tempo de jogo após sua longa contusão, mas não seria um absurdo pensá-lo na vaga de Alan Franco.

Nas alas, eu começaria o ano com Caio Paulista na esquerda e Rafinha na direita, porém meu sonho é ver João Moreira ocupar a vaga do veterano camisa 13. É uma pena que nosso jovem lateral tenha tido o azar com as últimas contusões, mas quem sabe 2024 não seja o ano dele?

Fechando o meio de campo entre os alas, a minha dupla seria Pablo Maia e o recém-contratado Damián Bobadilla. Bem simples aqui, Pablo Maia pela esquerda e mais recuado e Bobadilla pela direita e um pouco mais à frente. O meu time não teria Luiz Gustavo ou Alisson como titulares.

Pablo Maia e Luciano
Rubens Chiri/São Paulo FC

Agora o 2-1: James Rodríguez e Lucas Moura flutuando pelo meio, armando para Calleri finalizar e também com a dupla chegando na área para auxiliá-lo. E caso o esquema fosse o 3-5-2 clássico, James estaria centralizado aqui no meio, municiando a dupla Lucas e Calleri no ataque. Com três zagueiros, você pode liberar Caio Paulista para ser um ponta-esquerda e Bobadilla pode chegar ao ataque, com Rafinha protegendo o seu lado.

Também teríamos opções interessantes no banco, como Galoppo, Nestor, Luciano, Erick e a garotada da base, como Negrucci, Rodriguinho, William Gomes, Talles Wander e tantos outros.

Bom, eu não sou treinador de futebol e sequer fiz algum curso na minha vida. Minha “experiência” é jogando Championship Manager, Pro Evolution Soccer e outros, ou seja, a chance de ter escrito alguma besteira aqui é gigante.

Eu gostaria que o técnico Dorival Júnior pensasse no nosso Tricolor para 2024 com três zagueiros, mas isso não poderia acontecer da noite para o dia e precisaria de muito treino e adaptação por parte de todos os jogadores, mas sonhar não custa nada!

E para você, como seria o seu São Paulo para 2024? Escala ele aqui embaixo nos comentários!

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter. Conheça a nossa Loja.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Celso
2 meses atrás

Rafael; Ferraresi, Arboleda e Diego Costa; Rafinha, Bobadilla, Pablo Maia, James e Caio; Lucas e Calleri.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais